1º Batalhão Ferroviário de Lages realiza ações contra a Dengue
' ' : ' Foto: 1º Batalhão Ferroviário'
O 1º Batalhão Ferroviário realizou ações preventivas de combate a transmissão da dengue. Foram feitas inspeções em vários locais pertencentes à área militar, distribuído informativo com cuidados para evitar a proliferação da doença e ministrada uma palestra à tropa, sobre os focos de proliferação do mosquito e à conscientização das famílias.
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos atingidos se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
A vacina contra a dengue entra no Calendário Nacional de Vacinação pela primeira vez em fevereiro de 2024 e em virtude da capacidade de produção laboratorial a primeira campanha de vacinação atende 521 municípios distribuídos em 37 regiões de saúde do país. Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika ), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios.