logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

ESPETÁCULO

Lages recebe espetáculo que exalta infâncias pretas em SC

07/06/2024 09:41

' ' : ' '

Os atores Gabriel Rosa, Natan Severino e Luan Renato Telles encenam “Percursos: o último voo de um menino”, em Florianópolis - Foto: Trindadead

“Percursos: o último voo de um menino”, espetáculo do Poeira Grupo de Teatro, formado por artistas negros de Florianópolis, será apresentada nesta sexta-feira, 7 de junho, às 14h30, no Cine Teatro da Praça do CEU (Pracinha da Cultura), em Lages.

A apresentação é gratuita e a classificação é livre. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência e o espaço está sujeito a lotação.

O grupo teatral foi contemplado pela segunda vez no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Edição 2023. A peça, já circulou em Florianópolis, Palhoça, Itajaí, Criciúma e Joaçaba. Após a apresentação em Lages, o grupo ainda vai passar por Joinville.

O espetáculo aborda questões étnico-raciais, violência policial e a vivência de crianças negras em Santa Catarina. As canções compostas para o espetáculo adicionam doçura e leveza, uma vez que enaltecem a cultura negra e despertam empoderamento e proximidade com o público. 

Após as apresentações, os atores promovem uma roda de conversa com a plateia, mediada por um agente cultural local. Todos os mediadores são pessoas negras. Quem vai mediar a roda de conversa em Lages é Nathannael Cutrim, que faz parte do Afrocav — coletivo de estudantes negros da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).

“Nas rodas de conversa que nós promovemos após o espetáculo surgem vários assuntos porque as crianças se envolvem bastante, mas a gente busca mediar a discussão pra falar sobre como é ser criança negra em Santa Catarina”, explica o ator Luan Renato Telles.

O Menino Sem Nome da Silva e a pipa mágica

O espetáculo conta com canções autorais dos próprios atores - Foto: Trindadead

A peça “Percursos: o último voo de um menino” conta a história de um menino preto que mora em um dos morros de Florianópolis. O personagem “Menino Sem Nome da Silva” conta com uma pipa mágica para executar uma tarefa indicada pela mãe: levar uma bolsa até a casa da sua avó, em outro morro da cidade.

No meio do caminho, porém, ele se perde, desce o morro e acaba se deparando com situações associadas ao racismo estrutural. A experiência vivida pelo menino o faz questionar sobre o seu lugar no mundo e o desperta para o auto reconhecimento enquanto pessoa negra.

O personagem é vivido pelos atores Gabriel Rosa, Luan Renato Telles e Natan Severino. As canções autorais "Nas Alturas", "Vigie", "Pega o Menino" e "No Dia de Jorge" foram compostas para completar a dramaturgia da peça.

As músicas, que ficam registradas na mente de quem assiste a peça, despertaram o interesse de produtores culturais e se tornaram um espetáculo à parte. No formato de pocket show, o espetáculo musical "Canções Para Ninar Infâncias Pretas" já foi apresentado em vários espaços culturais de Florianópolis.

Serviço:

O que: Espetáculo “Percursos: o último voo de um menino”

Onde: Cine Teatro da Praça do CEU (Pracinha da Cultura)

Quando: 07/06 (sexta-feira)
Horário: 14h60

Entrada: gratuita

 

Ficha técnica:

Elenco: Gabriel Rosa, Luan Renato Telles e Natan Severino

Produção: Thais Lima

Iluminação: Alexandra Melo e Cae Beck

Realização: Poeira Grupo de Teatro

CONTATO IMPRENSA: SCHIRLEI ALVES (48) 99828-5004

mais sobre:

Deixe uma resposta