logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Você que está saudável, ajude o Hemosc a salvar vidas

12/04/2022 14:14

Joel de Oliveira

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), adotou novos critérios para a doação de sangue de voluntários que tiveram Covid-19. A direção do Hemosc de Lages veio a público lembrar destas novas determinações e lembra que agora, pessoas com suspeita ou que testaram positivo para a doença podem realizar sua doação após 10 dias da completa recuperação. Antes, os doadores tinham de aguardar 30 dias. Profissionais de saúde podem doar desde que estejam usando corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do Brasil. "A mudança veio em um bom momento para atender aos hemocentros do Brasil, que em meio à pandemia de Covid-19 e ao surto de síndromes gripais que o país atravessa, viram seus estoques diminuírem" detalha Jady Mabilia coordenadora de capitação de novos doadores do Hemosc de Lages.

Pelo que a reportagem de O Momento apurou nos primeiros dias de janeiro, o Hemosc teve uma redução de, aproximadamente, 40% nas doações de sangue em comparação ao mesmo período do mês anterior.

O Hemosc precisa que à população faça sua parte, agende sua doação e tire suas dúvidas no site do Hemosc no endereço (https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html) ou pelos telefones (49) 3289-7011 ou (49) 32897015. "Doar sangue é um ato de amor ao próximo. Convide amigos e familiares e venham fazer a diferença" diz Jady Mabilia.

mais sobre:

Deixe uma resposta