logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Comitiva lageana chega ao Oduduwa Templo dos Orixás em Mongaguá

06/07/2024 10:03

' Acervo/Marciano Corrêa' : ' '

Uma comitiva lageana chegou ao Oduduwá Templo dos Orixás  em Mongaguá - São Paulo neste final de semana para participar do Festival Orixá que ocorre no domingo (7). Os rituais começam neste sábado (6) onde as pessoas vindas de diversas parte do Brasil e do mundo que vem à Mongaguá para as festividades.

Estão em Mongaguá O coordenador do Projeto Que Terreiro é Esse, o jornalista Marciano Corrêa, o Babalorixá Claudio de xangô do bairro da Várzea em Lages e Dione Ifadaré sucessor de Madame Rosa do bairro Popular, também de Lages. 

O jornalista Marciano Corrêa vai mostrar às festividades através de sua página Que Terreiro é Esse e a página do Jornal DOMomento, com entrevistas e os principais momentos no Templo dos Orixás. 


Conheça a história do Oduduwa

A sede própria do Oduduwa Templo dos Orixás foi inaugurada em 2003 no município de Mongaguá, no estado de São Paulo, pelo Babalorixá Sikiru Salami, o Babá King, embora ele atue no Brasil desde 1983. No final da década de 1980, Babá King passou a trazer ao Brasil o venerável Bàbáláwo Fábùnmi Sówùnmí (in memorian), pioneiro no resgate do culto a Ifá no Brasil pelo trabalho de iniciar as pessoas neste orixá, e a inestimável Ìyálórìsà Obimonure Asabi Diyaolu (in memorian), primeira grande responsável pelas iniciações em Iyami Oxorongá. Com o falecimento dos dois pioneiros africanos, hoje o Babá King traz ao templo um total de seis sacerdotes e artistas africanos para passarem três meses por ano no Brasil, incluindo o Babalaô Awodiran, as Iyalorixás Mojisola Abebi Akibo (Iyalode) e Ayijutu Popoole (Iyasola) e o Mestre-Músico Morefu Ajani Ifadimu.

Nascido para ser o principal parceiro do Centro Cultural Oduduwa, este templo de grande porte – com 6.300 metros de terreno e mais de 2.500 metros de área construída – tem sua porta principal voltada para o mar, em obediência à orientação oracular de Ifá. Muitos anos atrás, quando o saudoso Babalawo Fabunmi Sowunmi, um dos pilares espirituais da instituição, afirmava que a sede do Oduduwa Templo dos Orixás teria o cumprimento de uma rua, muitos não o levavam a sério. Hoje a previsão do sacerdote está concretizada.


mais sobre:

Deixe uma resposta