EDITORIAL
Variante Delta em Santa Catarina
Em Santa Catarina a chegada da Variante Delta já é realidade, pois a Secretaria e Estado da Saúde emitiu nota de alerta, com orientações relacionadas a chegada da variante no estado.
Dentre os assuntos elencados na nota, o que chama a atenção é a questão de um possível aumento exponencial dos casos de Covid-19, alertando as Secretarias de Saúde dos municípios a se prepararem para o enfrentamento da nova cepa (Variante Delta).
A nota foi divulgada durante a sexta-feira (13), e as orientações contidas na mesma, refere-se sobre necessidade de as redes de assistência manterem os leitos clínicos e de terapia intensiva com suporte, além de dar celeridade a vacinação, aplicação da segunda dose no tempo delimitado pela fabricante, distanciamento, evitar aglomerações, uso de máscaras de proteção, de preferência a PFF2 ou N95, e a utilização do álcool 70 líquido ou em gel.
Na Serra catarinense temos a confirmações de quatro casos da Variante Delta, sendo um em São Joaquim e três em Bom Jardim da Serra. No município de Lages o secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo de Souza afirma não haver confirmações de casos da Variante no município, isso se deve ao estágio avançado da vacinação, onde mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e mais de 50 mil com as duas doses do imunizante.