logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Polícia Civil de SC deflagra operação interestadual de combate ao neonazismo

16/05/2024 10:52

' ' : ' '

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRCI), da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), realizou na manhã desta terça-feira (11) uma ampla operação contra o neonazismo, cumprindo 15 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram simultaneamente em Florianópolis, Blumenau, Joinville e Curitibanos (SC); Praia Grande (SP); Curitiba, Maringá e Marialva (PR); e Nova Petrópolis e Passo Fundo (RS). Duas pessoas foram presas em flagrante e um grande volume de material foi apreendido.

A operação é uma continuidade das investigações da Operação “Gun Project”, iniciada em 20 de outubro de 2022. Essa operação revelou que uma célula neonazista de Santa Catarina estava fabricando armas de fogo utilizando impressoras 3D. Durante encontros, além de criar propaganda nazista, os membros realizavam rituais em culto à doutrina Hitlerista, autointitulando-se "a nova SS de Santa Catarina".

As investigações, que já duram oito meses, permitiram identificar membros e células neonazistas em diversos estados. Na operação desta terça-feira, foram apreendidas quatro armas de fogo, munições, celulares, computadores e vasto material de cunho nazista e extremista.

Em Nova Petrópolis (RS), uma mulher foi presa em flagrante por resistência e disparo de arma de fogo, após atirar contra os policiais que entraram em sua residência. No local, foram apreendidas duas armas de fogo, munições e diversos materiais nazistas.

Em Maringá (PR), um indivíduo foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. No local, a polícia apreendeu uma espingarda calibre 12 GA, munições, material nazista e dispositivos eletrônicos.

Em Passo Fundo (RS), uma estamparia que produzia camisetas com símbolos nazistas e supremacistas foi alvo da operação, resultando na apreensão de diversas peças.

A operação contou com a participação de 67 policiais de várias unidades, incluindo outras delegacias da DEIC, Delegacia de Combate às Drogas (DECOD) da Capital, CPP de Blumenau, DIC de Curitibanos, Delegacia de Polícia de Garuva, DIC de Joinville, DH de Joinville, DPCAMI de Joinville, 3ª DP de Joinville, DP de Nova Petrópolis (PCRS), Delegacia de Polícia de Maringá (PCPR), Grupo Fera do DENARC de Curitiba (PCPR), DRACO de Passo Fundo (PCRS) e DIG de Praia Grande (PCSP).

Fonte e foto: Secom/SC


📲 ACOMPANHE TAMBÉM AS NOSSAS REDES SOCIAIS: 

INSTAGRAM - https://www.instagram.com/domomentolages



mais sobre:

Deixe uma resposta