logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Serviço Aeromédico do SAMU segue atuando até março de 2025 em Lages

22/10/2024 10:07

' ' : ' '

O serviço aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que iniciou suas atividades na região serrana em 20 de junho, ampliou o seu atendimento e seguirá atuando até março de 2025, em Lages.

“Tivemos importantes ganhos com o serviço aeromédico no Planalto Serrano, como exemplo, o encurtamento e diminuição de até 50% no tempo de atendimento à população. A operação seguirá trazendo soluções ágeis às ocorrências onde ambulâncias não podem atuar”, destacou o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.

Com mais de 20 atendimentos mensais, e atuando há mais de 90 dias na região serrana, melhorando significativamente a eficiência das respostas a emergências médicas, o serviço aeromédico faz parte da Estação Inverno, ação que o Governo do Estado implantou para destacar o potencial turístico e cultural da Serra catarinense.

“A ampliação da operação até março de 2025 era esperada pela população catarinense. Precisamos manter o cidadão amparado pelo serviço e na continuidade das respostas rápidas, que salvam vidas advindas do serviço aeromédico no Planalto Serrano”, ressaltou a diretora-geral do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira.

O trabalho dos cinco médicos e dois enfermeiros, que estão atuando no serviço aeromédico do SAMU, segue oferecendo suporte avançado à vida (UTI aérea) não somente aos moradores da Serra catarinense, mas também aos seus visitantes, principalmente nos meses que antecipam as festas de final de ano. “A manutenção da operação aeromédica garantirá por mais seis meses maior eficiência em tempo resposta, e qualidade técnica para os atendimentos prestados pelo SAMU e PMSC ao cidadão catarinense. Temos ciência da responsabilidade, sendo essa parceria extremamente benéfica a todos da região”, enaltece o médico e diretor-técnico do SAMU/FAHECE, Bruno Quercia Barros.

O serviço aeromédico continuará com a parceria do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), que dispõe de um helicóptero (Águia 04) para reforçar as demandas nos atendimentos à população. A operação de transporte aéreo em Santa Catarina é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a FAHECE, organização social que faz a gestão do contrato do SAMU junto ao Governo do Estado.

mais sobre:

Deixe uma resposta