BOMBEIROS
Bombeiros atende fogo em vegetação no Morro Grande
' ' : ' '
Bombeiros militares atenderam por volta das 11h de segunda-feira (03), um incêndio em vegetação, na rua João Lemos Machado, no bairro Morro Grande. Os soldados do fogo levaram dez horas e meia para apagarem o fogo.
Segundo o COBOM havia risco do fogo atingir as residências adjacentes ao terreno do reflorestamento, sendo uma área de aproximadamente 10.000m². Inicialmente foi empenhada a viatura ABTR 130 a qual confirmou a natureza da ocorrência e identificou os riscos presentes gerenciando os mesmos, instante este, em que foi solicitado apoio da guarnição do posto avançado e de mais um caminhão reserva.
Em consequência do calor e vento no local, considerando a quantidade e umidade do material combustível, bem como o relevo do terreno, as chamas espalharam-se rapidamente e avançaram em direção às residências que estavam muito próximas dos resíduos, havia também uma grande quantidade de lixo como roupas, sacolas plásticas, colchões e inúmeros materiais plásticos que facilitaram a propagação do fogo, todo este material encostado ou muito próximo das residências.
Após identificar os riscos e estabelecer uma estratégia de combate, foram estabelecidas três frentes de ataque, considerando a direção do vento, protegendo as residências e impelindo a propagação das chamas. Após utilizar cerca de 20 000 (vinte mil) litros de água, o fogo foi controlado, porém por tratar-se de uma grande quantidade de material depositado, restou após o combate às chamas material incandescente que posteriormente originou novos focos de incêndio.
Após o controle do fogo na parte mais alta do morro, foi necessário as guarnições retornarem até o local, ao final da tarde, e realizar o combate pela base do morro, onde havia proximidade do material combustível com as residências. Mais uma vez, foi utilizado cerca de 4000 (quatro mil) litros de água para realizar o efetivo controle. Toda a operação estendeu-se pelo dia de serviço até as 21 horas quando o fogo foi devidamente extinto, em decorrência da queda da temperatura do período noturno. Foram utilizado ao total 24000 (vinte e quatro mil) litros de água da rede pública de hidrantes.
Durante todo o período, houveram ligações os quais os solicitantes foram orientados a terem calma, pois o desfecho da ocorrência exigia tempo. Mesmo com toda a dificuldade, todas as residências foram protegidas e não houveram feridos ou danos materiais. O proprietário do local não foi localizado e não foi possível identificar as causas que originaram o incêndio.