HOMENAGEM
Chuva só de patriotismo: crianças desfilam orgulho e encantam em Palmeira
' ' : ' '
Mesmo com uma manhã nublada, onde, em alguns momentos, a garoa ameaçava se tornar a protagonista, as crianças de Palmeira roubaram a cena e mostraram que o patriotismo brilha mesmo em dias chuvosos. Com orgulho, pelotão após pelotão, cerca de 400 alunos das redes municipal e estadual de ensino marcharam com determinação e alegria, e transformaram a Avenida Alexandre Murara em uma passarela de civismo e coragem.
O relógio marcava pouco antes das 9h30 quando a secretaria de educação cogitou adiar o evento devido à garoa que começava a cair. No entanto, em um ato de pura resiliência e amor à pátria, as próprias crianças se manifestaram: “Queremos desfilar, mesmo debaixo de chuva”, pediram.
E assim foi. O desfile prosseguiu, com pelotões representando as escolas do município, incluindo a escola estadual Antonieta Silveira, e alunos dos projetos de contraturno. Até a secretaria de saúde marcou presença, com um pelotão dedicado, simbolizando a importância do cuidado e da prevenção à saúde.
Contudo, o verdadeiro destaque foi as crianças, que marcharam com um brilho nos olhos que nem a garoa poderia apagar. Elas mostraram que o espírito do patriotismo não é feito de sol e céu azul, mas de coragem, determinação e um profundo amor pelo Brasil.
“Este é mais um dia que ficará marcado na história de Palmeira, não apenas pelo desfile, mas pelo exemplo dado por nossas crianças”, disse a secretária de educação, visivelmente emocionada.
“Elas mostraram que o futuro do nosso país está em boas mãos. Isso demonstra o amor à pátria, a coragem de encarar os desafios. Mesmo com a garoa e frio, nossos alunos e pais engrandecem o evento. É um dia que nos lembra do valor da liberdade e da importância de estarmos unidos como comunidade e nação”, disse a prefeita Fernanda Cordova.
Enquanto as crianças passavam pelo palco das autoridades, a garoa se dissipava e dava lugar a um céu ainda cinzento, e uma coisa ficou clara: o verdadeiro brilho deste 7 de setembro veio dos sorrisos, da garra e do patriotismo das crianças de Palmeira, algo que nenhuma chuva pode apagar.