RECONSTRUÇÃO
Em Palmeira, resposta rápida garante reparos emergenciais em Estradas Rurais
' Fotos: Alisson Magalhães' : ' '
Em meio a um cenário de chuvas intensas e desafios climáticos, a cidade de Palmeira demonstra, mais uma vez, resiliência e ação rápida. Segundo dados da Epagri/Ciram, o município recebeu um volume histórico de 318,4 mm de chuvas, apenas na primeira quinzena de outubro. Esse número, impressionante por si só, trouxe consigo desafios para as estradas rurais do município.
No entanto, a resposta da prefeitura foi imediata. Assim que as chuvas deram uma trégua, na terça-feira, 17, as equipes da Secretaria de Obras já estavam a postos, realizando reparos emergenciais nos pontos mais críticos das estradas, uma ação que demonstra comprometimento e eficiência na gestão pública.
Desde o início das chuvas, a Defesa Civil de Palmeira tem trabalhado incansavelmente, monitorando diariamente as condições das estradas e áreas de alagamento. Sob a coordenação direta da prefeita Fernanda Cordova e do vice-prefeito Sandro Masselai, a cidade tem se mobilizado para garantir a segurança e bem-estar de seus habitantes.
A prefeita Fernanda Cordova, ciente da gravidade da situação e da necessidade de ações contínuas, já anunciou que buscará recursos junto à Defesa Civil Nacional. O objetivo é promover melhorias e adequações nos pontos mais vulneráveis a alagamentos. Vale destacar que o decreto de Emergência emitido pelo município já obteve reconhecimento do Governo Federal.
“Sabemos o impacto nas nossas estradas, mas é preciso que as pessoas compreendam que o volume de chuva foi muito alto. Já havíamos realizado várias adequações nos últimos anos, e vamos em busca de recursos para promover a melhoria nestes trechos que apresentaram problema desta vez”, afirmou a prefeita.
Com apoio do Ministério Público, empresas vão auxiliar na abertura de várias frentes de trabalho
Em tempos de adversidade, a união e ação rápida fazem a diferença. Neste sentido, o apoio do Ministério Público da comarca de Otacílio Costa, que recomendou às maiores empresas do município a participarem, voluntariamente, de uma força-tarefa, para apoiar a reconstrução das estradas rurais, será fundamental para acelerar as ações de reconstrução.
Com cerca de 600 quilômetros de estradas rurais, esse apoio vai diminuir o tempo de reconstrução através destas frentes de trabalho. “As empresas notificadas pelo MP já se colocaram à disposição da cidade para ajudar, e serão muito úteis para abrirmos várias frentes de trabalho assim que o tempo permitir essas ações mais concretas de recuperação. Muito importante esse olhar da promotoria para oferecer esse apoio ao nosso município”, confirmou a prefeita.
Na quarta-feira, 18, uma reunião entre as empresas e a prefeitura definiram o cronograma dessas ações, que vai acelerar o processo de recuperação completa das estradas. Enquanto o tempo não permite essas ações mais completas, as equipes das Secretarias de Obras permanecerão realizando os reparos mais pontuais nos trechos mais necessários para promover segurança e melhores condições de trafegabilidade para os motoristas.