logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Urupema, a Capital Nacional do Frio chega aos seus 35 anos

29/05/2024 10:09

' ' : ' '

Urupema um dos 18 municípios que compõem a Serra Catarinense, comemora neste dia 1º de junho seus 35 anos de emancipação. O jovem município celebra a data festiva no mês que tem início o inverno.

Considerada a cidade mais gelada do país, situação que foi oficializada em 1º de dezembro de 2021, por meio de lei assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro, Urupema terá uma programação diversificada para lembrar a data.

A administração municipal em parceria com outras instituições do município realiza de 30 de maio a 2 de junho atividades para todos os gostos, com destaques para os shows, bailes, cavalgadas e feiras. “Fizemos uma programação singela, mas que atende a todos os públicos para comemorarmos juntos mais um aniversário de Urupema” diz o secretário municipal de turismo, Tena Arruda.

Em conversa com nossa reportagem a prefeita Cristiane Pagani aproveitou para reforçar o convite para que os munícipes urupenenses prestigiam os atos em comemoração ao aniversário de 35 anos. “Fizemos uma programação pensada para nosso povo, é ele o povo de Urupema que merece nosso respeito, consideração e lembrança por isso de tudo isso que estamos realizando nestes quatro dias de festejos” detalha a prefeita.

Um pouco da história - O povoado de Santana foi fundado em 25 de março de 1918, por Manoel Pereira de Medeiros. Em 1923, houve a criação do Distrito de Santana, pertencente a São Joaquim. Em 31 de março de 1938, elevou-se a categoria de Vila. No ano de 1944, foram encontrados registros com o nome de Urupema, que significa uma espécie de peneira usada pelos índios. A emancipação administrativa do município foi alcançada em 04 de janeiro de 1988 e sua instalação em 1º de junho de 1989.

De Sant’Ana a Urupema - O espírito aventureiro, o desejo e a necessidade de conquista de novos horizontes; a extensa região do Planalto Catarinense, mais tarde conhecida como os “Campos de Lages” despertou o interesse de famílias, ou mesmo de aventureiros de outras partes do país, notadamente de São Paulo.

No episódio da Fundação do povoado de Sant’Ana (hoje Urupema), seduzida pelo que afirmamos acima, veio a família “Pereira de Medeiros”, e aqui juntou-se à outras que estavam fixadas em São Joaquim, então pertencente à Lages.

Com o transcorrer do tempo algumas famílias, como Pinto de Arruda, Machado, Souza, Ribeiro, Borges, Alves, Pagani e outras, foram ocupando o interior da região de São Joaquim, já transformado em Município e Comarca.

Consta, conforme Antonio Rodrigues Lisboa, no Livro Memórias de Um Século, de 1990, que a família Pereira de Medeiros veio em uma expedição procedente da Ilha dos Açores para povoar o litoral de Santa Catarina, talvez depois de 1711, ano em que a coroa Portuguesa teria comprado, do Marquês de Cascaes, as terras doadas por D. João XI a Pedro Lopes de Souza em 1534. Essas terras eram chamadas de terras de Sant’Ana.

 A família Pereira de Medeiros localizou-se na região de Palhoça e Aririú, onde ainda hoje existem muitos descendentes, quatro deles são os troncos da família de São Joaquim. Três ficaram na região onde hoje é Urupema.


📲 ACOMPANHE TAMBÉM AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

INSTAGRAM - https://www.instagram.com/domomentolages

FACEBOOCK - https://www.facebook.com/domomentolages

📌 - ACESSE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP:

https://chat.whatsapp.com/HAuLHp70tN84JIEqvC7V9h

mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta