Urupema: O povoado de Santana que virou um município em franco crescimento
O povoado de Santana foi fundado em 25 de março de 1918, por Manoel Pereira de Medeiros. Em 1923, houve a criação do Distrito de Santana, pertencente a São Joaquim. Em 31 de março de 1938, elevou-se a categoria de Vila.
No ano de 1944, foram encontrados registros com o nome de Urupema, que significa uma espécie de peneira usada pelos índios. A emancipação administrativa do município foi alcançada em 04 de janeiro de 1988 e sua instalação em 1º de junho de 1989.
Chegando aos seus 32 anos de comemoração o então povoado de Santana hoje município de Urupema comemora este aniversário como uma das cidades que mais cresce na Serra Catarinense, isso porque a cada ano se fortalece como sendo uma das cidades mais turísticas da região.
Além do mais hoje Urupema destaca-se também por ser uma das cidades mais hospitaleiras e fria do Brasil ajudando no desenvolvimento da região pelo alto número de turistas que atrai.
Um pouco sobre Urupema
Urupema tem uma população estimada em cerca de 2.500 habitantes e está localizada a 206 km da capital Florianópolis. O nome da cidade vem da língua indígena Tupi e alude a uma peneira de fibras vegetais usada na pesca e também nas lides domésticas para peneirar diversos tipos de farinha.
Apesar do frio que faz na região, os pioneiros desta cidade catarinense foram atraídos pela abundância da vegetação araucária.
Urupema, a cidade mais fria do Brasil
Urupema está localizada a altitude média de 1.425 metros, a mais alta para uma cidade catarinense, sendo considerada a cidade mais fria do Brasil. Neste município a temperatura média é de apenas 13 ºC, podendo chegar a 14 ºC negativos na relva, especialmente nos meses de junho, julho e agosto. Na rota do turismo da Serra Catarinense, a cidade se destaca também pela natureza exuberante e por ser uma das poucas do mundo inteiro a cultivar a sensível truta da espécie arco-íris em um riacho bem no centro da cidade.
Com uma gastronomia rica em pratos de truta e com um povo que soube manter vivas as tradições das lides campeiras, Urupema é um destino ideal para quem quer aproveitar as belezas naturais e fugir da mesmice.