Síndrome de Sarcopenia e seus efeitos em idosos
' ' : ' Foto ilustrativa/Freepik'
Atividades diárias que parecem simples de serem executadas, como: levantar-se da cama, tomar banho, se vestir ou limpar a casa, podem se tornar difíceis ao envelhecer. A dificuldade aumenta para quem possui Sarcopenia, síndrome que pode levar a óbito.
Segundo informações do Ministério da Saúde, todos os anos, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem com o mesmo problema. Além disso, a sarcopenia é um fator agravante para acidentes domésticos.
Mas o que é a Sarcopenia afinal?
A sarcopenia é uma síndrome que se caracteriza pela perda de massa muscular com diminuição da força. Esses fenômenos, que são simultâneos, acontecem sem dar sinais. As causas estão relacionadas a fatores nutricionais, hormonais e de estilo de vida.
A partir disso, é comum aumentar a incidência de desequilíbrios e quedas com consequências graves, como fraturas de fêmur e traumatismo craniano. “O risco de fraturas fica ainda maior se considerarmos que existe uma estreita associação entre a sarcopenia e a osteoporose”, aponta o médico Rafael Rondineli Ceregatti, do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu.
“Além das pessoas com idade mais avançada, a sarcopenia pode acometer também um grande número de pacientes com doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos, portadores de doenças cardiovasculares, autoimunes ou com dor crônica”, afirma o doutor.
A síndrome acomete essas pessoas, em especial pelo baixo nível de mobilidade e atividade física, e baixa ingestão de nutrientes específicos, especialmente de proteínas.
A qualidade de vida dos idosos também pode ser impactada, isso porque o paciente sarcopênico tem mais chance de desenvolver condições agudas, como infecções e traumas. Além disso, há mais risco de instabilizar o controle de doenças crônicas.
“Como consequência, é maior a chance de hospitalização e incidência de complicações clínicas e cirúrgicas, com maior tempo de internação e mais dificuldades no processo de desospitalização e reabilitação funcional. A sarcopenia é a comorbidade mais frequente em idosos internados por qualquer causa”, ressalta o médico.
Fonte: SCC10