As Rapidinhas da Cris Menegon

' ' : ' '
Aqui a informação é sucinta, rapidinha e sem frescura.
Capivara - O uso do helicóptero pela Polícia Ambiental de Santa Catarina para resgatar uma capivara que caiu em um penhasco, gerou debates na internet e em alguns veículos de comunicação. Também não é para menos, pois o valor para o helicóptero fazer um resgate é bem salgado e há quem diga que uma hora de voo pode emitir até 500 kg de CO2, o que já supera o benefício ambiental trazido por um único animal. A operação, embora bem-intencionada, revela um viés emocional que precisa ceder lugar a critérios técnicos e prioridades ecológicas.
Vereadores - Nas minhas ultimas rapidinhas no blog sobre onde andavam os vereadores na audiência pública para apresentação do Plano Plurianual (PPA), referente à previsão financeira e orçamentária dos próximos quatros anos, onde reclamei que apareceram apenas 3 vereadores (tio Zé, Castor e Joinha). Justificando a Vereadora Bruna que teve sua bebezinha e o vereador Nixon que estava internado. Descobri que o presidente da casa Mauricio Batalha e a vereadora Elaine, foram chamados à Capital do estado pelo governador e não puderam comparecer, já o vereador Polaco estava em tratativas com o deputado e presidente da Alesc Júlio Garcia, com interesse à nossa cidade, os outros nem tentaram se justificar.
Lixo e catadores - A empresa especializada na prestação de serviço de coleta de lixo em Lages, passará por uma nova licitação no ano que vem, até lá algumas coisas ainda estão sendo alinhadas, mesmo depois de 7 meses não está sendo fácil para atual administração, fiscalizar e administrar a coleta. A bem da verdade é que os catadores de lixo abrem os containers e espalham tudo e não juntam o que não querem, sujam e emporcalham a cidade e quem leva a culpa é a prefeitura. Mas, como tem gente 24h filmando o que está errado, podiam ajudar juntando pelo menos o da frente de suas casas.
Mobilidade Urbana - Os semáforos estão defasados e com isso Lages vive uma realidade lenta no trânsito, isso está prestes a acabar, é o que garante o Diretor de Mobilidade Urbana, professor e engenheiro Ricardo Nerbass, onde estudos já estão sendo feitos para mais praticidade no trânsito. O intuito é dar fluidez ao trânsito e reordenar de forma eficaz a sincronização dos semáforos da cidade, e temos até possibilidades ofertadas pela Inteligência Artificial (IA). Tudo sem custos para a prefeitura.
Madeira lageana - Lages é o segundo em exportação de madeira, perdemos apenas para a cidade de Caçador, somos o estado que mais exporta madeira no Brasil, a cada três tábuas que embarcam nos portos, uma delas sai da indústria catarinense, a bem da verdade isso já somos há muitos anos, resta saber como ficará esta exportação com a nova taxação do Trump. Governo Federal está mais perdido que cego em tiroteio.
Casarão Juca - O Casarão Juca Antunes passará por reparos, na parte de telhado, na estrutura de madeira e outras “coisitas”. Passou por uma restauração completa pela iniciativa privada em 2020, realizada pela CTG Brasil (China Three Gorges Corporation). Após a restauração, a prefeitura de Lages assumiu a gestão do imóvel e pelo que vemos não deu nenhuma assistência. Foi preciso essa gestão entrar para olhar com carinho para o patrimônio. Um povo sem cultura, não tem história.
Natal - Fiquei sabendo de fonte segura que teremos um Natal cheio de encanto. Nos bastidores temos várias mãos já trabalhando para que esse ano seja inesquecível. O Lageano merece, porque convenhamos o Natal dos últimos anos em Lages foi uma vergonha e deve ser esquecido, mas nunca perdoado, estávamos nas mãos de pessoas inconsequentes que brincavam de administrar, a prova disso está na justiça.