TEMPO
Chuva causa alagamentos pelo Estado e na Serra Catarinense
' Divulgação' : ' '
Em Lages o Rio Carahá transbordou próximo ao Fórum e invadiu a pista da Avenida Belisário Ramos. Em Lages 40 pessoas já foram afetadas pelas chuvas e os bairros atingidos são Dom Daniel, Guarujá, Habitação, Ponte Grande, Sagrado, Universitário, Vila Maria, Vila Nova, Santo Antonio. Ao todo foi realizada uma interdição de residência até o momento.
Os acumulados de chuva chegam a 100.54mm nas últimas 24 horas.
Previsão
Um intenso Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM - baixa pressão - cavado) aliado ao canal de ar convergente vindo da Floresta Amazônica (calor somado a umidade) contribui no processo de convecção profunda, organizando inúmeras áreas de instabilidades (em tons de vermelho) que provocam chuva e temporais (chuva forte, raios, granizo e vendavais). Na demais regiões, segue abafado e com variações de nuvens.Chove muito em Guatambu/Chapecó com raios e granizo isolado.
Piter Scheuer / Ronaldo Coutinho
Pelo Estado
Inúmeros transtornos já ocorrem no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Vale do Itajaí em SC, Centro Norte do RS. Alagamentos, enxurradas, deslizamentos, queda de barreira, enchente no Rio Uruguai, Concordia, Joaçaba, Vale do Rio do Peixe, Rio Itajaí Açu e entre outros. Tempestades severas com tornados, vendavais, raios e granizo gigante. Um pacote completo de transtornos (concretizando o alerta de mau tempo).Já choveu 210,5 mm aqui na minha estação meteorológica em Guatambu/Chapecó.
Piter Scheuer / Ronaldo Coutinho