GERAL
Lucas Neves propõe estadualizar escolas Cívico Militares
' ' : ' '
O deputado Lucas Neves (Podemos) vai apresentar Projeto de Lei para assegurar o modelo cívico militar na rede pública de ensino de SC. O parlamentar propõe estadualizar o programa mantido pelo Governo Federal.
“Nós já temos o apoio do secretário Aristides Cimadon. Ele me disse, numa audiência esta semana, que o governador também deseja manter o programa nas 12 escolas e, futuramente, ampliar para outras unidades”, revelou Neves.
Além desta reunião, na Secretaria de Estado da Educação, o deputado esteve em Curitiba para conhecer o modelo cívico militar. O parlamentar se reuniu com representantes da educação paranaense e visitou uma unidade de ensino.
“No Paraná, foi o Governo do Estado que desenvolveu o programa há 3 anos. Hoje ele tem mais de 120 mil alunos em 195 colégios cívico militares. E o resultado é extremamente positivo com os militares da reserva da PM participando do dia a dia das escolas”, destacou Neves.
Aqui em Santa Catarina, atualmente, apenas 12 escolas seguem o modelo cívico militar. O programa é mantido pelo Ministério da Educação, mas o Governo Federal desativou, recentemente, a diretoria que cuidava do projeto, indicando que vai extinguir o modelo criado pela gestão anterior. Ao longo da próxima semana, o deputado Lucas Neves vai dialogar com os demais parlamentares, da Assembleia Legislativa, para construir a proposta que assegurará a manutenção do modelo cívico militar na rede pública catarinense.
“É compromisso nosso mostrar que a educação está acima das pessoas porque elas não comungam do mesmo credo político. Este programa não tem lado, não tem partido”, salientou Neves.