APAE de Lages irá receber doação do piano para seus alunos
' ' : ' Imagem: Rotary Club de Lages Alvorada'
A APAE de Lages irá receber um piano adaptado, para neuro divergentes, em um projeto conjunto do SESI Lages, Rotary Lages
Alvorada e apoio financeiro do Fundo Social Sicred. O instrumento será entregue no dia 13 de novembro de 2024 (quarta) às 08h30.
O projeto Wall-F Piano para neurodivergentes é um projeto inovador e inclusivo, que busca auxiliar pessoas com deficiência neurológica a aprenderem a tocar piano de forma simples e terapêutica através da musicoterapia denominado PIANO WALL-F.
O projeto pretende atender pessoas, autistas (TEA/TDAH), síndrome de Down, Alzheimer (DA) acidente vascular cerebral (AVC), entre outras deficiências. A Musicoterapia atua diretamente no processamento cerebral
envolvendo áreas específicas, e em processos paralelos e compartilhados com diversas regiões do cérebro que são responsáveisOnde? No Ginásio da APAE Lages, na Rua Joaçaba, 280, centro de Lages
por funções motoras, sensoriais, de linguagem, entre outras.
A intenção do projeto é construir e distribuir este piano WALL-F para entidades que atendem pessoas com algum tipo de deficiência, voltadas à recuperação ou terapia destes indivíduos, em especial as APAES da Serra Catarinense.
A área de atuação dos beneficiados é a comunidade usuária das APAEs da Serra Catarinense, que necessitem deste equipamento musical para tratamento e atendimento dos seus estudantes, ampliando o leque de opções.
O tratamento terapêutico e pedagógico oferece oportunidades para o desenvolvimento cognitivo. O uso da música em conjunto com a tecnologia assistiva desperta e torna o aprendizado cada vez mais significativo. Mesmo para estudantes não-verbais, a atenção e concentração ao acompanhar a letra visualizada em um dispositivo eletrônico, juntamente com os movimentos dos dedos, faz toda a diferença na vida do indivíduo.
O piano foi confeccionado pelo professor Marcos Domingues Lopes, no Laboratório de Marcenaria do SENAI Lages.
O projeto inicial, é da Equipe de Robótica – ROBÔBAIO da Escola SESI de Lages, que tem como Técnico o Professor João Francisco Frank Gil, o primeiro modelo, que se encontra na Escola SESI de Lages, foi construído em parceria com a Fritz Dobbert, maior indústria de pianos da América Latina, e finalizado pela equipe ROBÔBAIO, que na ocasião, desenvolveu um software e integrou com o piano mecânico, tornandoo em um piano hibrido.
Denominado de Wall-F, o equipamento musical foi desenvolvido para auxiliar em terapias de pessoas neurodivergentes, e conquistou o 2º lugar na avaliação de Core Values na etapa Nacional do Maior Torneio de Robótica do Mundo – FLL, que aconteceu em Brasília durante o mês de fevereiro de 2024.
Fonte: Rotary Club de Lages Alvorada