Comunidade do Salto Caveiras está com pleno abastecimento de água
' ' : ' '
A prefeita Carmen Zanotto, acompanhada da diretora-presidente da Semasa, Paula Granzotto, entregou os serviços de revitalização do poço artesiano na localidade de Salto Caveiras, na tarde desta quinta-feira (24 de abril). Os trabalhos constituíram-se na instalação de um novo dispositivo para bombeamento e mais 19 barras de tubos, para o aumento da vazão de água potável.
Com o novo equipamento, o volume de água passou a ser impulsionado aos reservatórios com mais eficácia, resultando no abastecimento pleno, garantindo a capacidade máxima de armazenamento dos três reservatórios que atendem aos moradores. “Hoje temos a garantia de água suficiente para a população que reside aqui no Salto. Continuaremos atuando em outras frentes de trabalho para assegurar que os moradores não voltem a passar pelo que passaram neste início de ano com o desabastecimento e, como medida emergencial, a disponibilização de água por caminhões-tanque”, avalia a prefeita Carmen.
A prefeita ainda reafirma que a prioridade é aumentar a cobertura de abastecimento na região. “Talvez fosse suficiente recuperar somente este poço artesiano, refazendo toda a tubulação e aumentando a sua vazão, em função da qualidade da bomba que aqui foi instalada, mas queremos fazer mais. Vamos, em breve, perfurar outro poço para termos mais segurança na distribuição de água”, enfatiza.
A execução dos trabalhos aconteceu na semana passada, envolvendo a cooperação entre a equipe da Semasa e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) que possibilitou, de forma ágil, a operação de troca das bombas e dos tubos. Desde então, a nova bomba opera com 100% de sua capacidade e, de acordo com a diretora-presidente da Semasa, Paula Granzotto, o novo equipamento já trouxe resultados positivos. “Tivemos um grande feriado na semana passada e em nenhum momento houve falta de água aqui no Salto Caveiras. A vazão está excelente, o problema foi sanado e em breve teremos mais investimentos para os moradores dessa localidade”, afirma.
Jovani Muniz de Sousa mora no Salto há 53 anos e conta a obra possui um grande significado para todos os moradores. “Tivemos uma resposta muito rápida da prefeita desde a primeira reunião nesse ano com a nossa comunidade e logo tivemos o problema da falta de água resolvido. Assim temos ânimo, porque tudo está se encaminhando para melhorar a vida do nosso povo. Esse poço tem, no mínimo, 30 anos e na época em que foi feito não tinha tanta necessidade, mas o Salto cresceu muito e precisávamos urgente dessa ação, por isso estamos muito felizes e agradecidos. Nossa comunidade foi vista e lembrada”, conta.
Saiba o que foi feito
Anteriormente a bomba que ajudava no abastecimento daquela região possuía 7,5hp de potência e estava a cerca de 66 metros de profundidade, o que era insuficiente para atender a todos os moradores por ter uma baixa vazão e, principalmente pelo alto consumo causado no início das temporadas de verão. Após alguns estudos e identificado o problema, as equipes da Semasa decidiram rebaixar a bomba, com adição de mais cinco barras de tubos de uma polegada e meia cada, alcançando a profundidade total de 90 metros.
Mesmo com essa medida, o abastecimento continuou comprometido e a vazão que antes estava por volta de um litro de água por segundo (L/s), passou a fornecer somente 0,6L/s – 0,8L/s nos últimos dias. Além disso, durante a operação de retirada dos tubos antigos, foi identificada uma perfuração (um orifício) na tubulação, a qual estava comprometendo todo o abastecimento e distribuição, pois diminuía a eficiência do processo e gerava perdas significativas de água, fazendo com que os reservatórios não fossem adequadamente abastecidos.
Diante desse cenário, foram adquiridos uma nova bomba e novos tubos que substituíram os antigos. A nova bomba possui 10hp de potência e 114 metros de tubos de duas polegadas cada, totalizando uma profundidade de 116 metros (tubos + bomba). Agora, a nova vazão de captação de água está estimada em 3,24L/s, cerca de cinco vezes maior que a vazão anterior. “Os equipamentos encontram-se em pleno funcionamento e o abastecimento da região foi completamente reestabelecido”, garante a prefeita Carmen Zanotto.
O Salto Caveiras conta com três reservatórios de água da Semasa com capacidade de 20 metros cúbicos cada, totalizando 60 metros cúbicos de água, ou seja, 60 mil litros, que agora trabalham com capacidade máxima. Para garantir o abastecimento de água durante toda temporada de verão, a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil atuou ao lado das equipes da Semasa, levando semanalmente bolsas de água aos moradores.
O próximo passo para potencializar o abastecimento do Salto será a perfuração de um novo poço artesiano. “Estamos trabalhando internamente para agilizar toda a documentação necessária para que o serviço de perfuração possa ser realizado. O novo poço servirá para garantir o abastecimento de água de novas unidades consumidoras, pensando no cenário de crescimento da região”, reitera Paula Granzotto.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Nilton Wolff