Desenvolvimento emocional infantil

' ' : ' '
Quando um bebê nasce é possível notar que ele tem uma atenção especial pelos rostos e expressões faciais. Essa habilidade de reconhecer emoções de outras pessoas é evidente logo após o nascimento Além dessas capacidades inatas, as crianças imitam gestos e demonstrações faciais rapidamente, logo nos primeiros anos de vida. Estudos indicam que aos 18 meses as crianças já têm a capacidade de identificação de emoções simples, até mesmo quando os desejos dos outros não são os mesmos que os seus. As primeiras pesquisas sobre o desenvolvimento emocional das crianças demonstraram que a compreensão das expressões faciais se desenvolve em sequência, sendo primeiro a compreensão de alegria e tristeza, seguidos de raiva e surpresa.
Quando as crianças são pequenas, associam ao seu próprio desenvolvimento, a compreensão das emoções, onde se encontra a construção de teorias sobre as causas das emoções, teoria da mente, a imitação simbólica, a construção da empatia, entre outros. Segundo Machado (2008, p. 344), “as crianças em idade pré-escolar também demonstram um conhecimento considerável acerca das causas e consequências das situações emocionais, centrando-se nas qualidades salientes das situações e, nas expressões emocionais dos indivíduos”.
As crianças adquirem entre os 4 anos e os 12 anos de idade a compreensão das emoções mistas, passando por cinco níveis de desenvolvimento, assim, no primeiro nível do desenvolvimento, as crianças menores de cinco anos, ainda não conseguem reconhecer duas emoções ao mesmo tempo, mesmo que sejam parecidas. No segundo, aos sete anos, as crianças podem analisar que duas emoções estejam presentes ao mesmo tempo, mas apenas se forem positivas ou negativas e com o mesmo alvo. No terceiro, aos oito anos, já compreendem que é possível ter dois sentimentos do mesmo tipo. Aos dez anos, no quarto nível, entendem a possibilidade de ter dois sentimentos opostos ao mesmo tempo, e no quinto nível, entre os onze e doze anos, elas compreendem sentimentos opostos frente ao mesmo alvo.
É importante a família estar atenta às emoções e sentimento de seus filhos, pois as influências familiares proporcionam o ambiente mental e as condições fundamentais para o desenvolvimento da individualidade do sujeito, assim como a família é de extrema importância no desenvolvimento do caráter dos filhos. Os problemas infantis, muitas vezes, se iniciam devido às dinâmicas familiares.
👉ASSINE AGORA E RECEBA EM CASA SEU JORNAL: (49) 3191-0959.
📲 ACOMPANHE TAMBÉM AS NOSSAS REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM - https://www.instagram.com/domomentolages
FACEBOOCK - https://www.facebook.com/domomentolages
📌 - ACESSE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP:
https://chat.whatsapp.com/IWzHWQUaQ9gDQDsc5UsgpH