Secretária Carmen Zanotto finalmente vai abrir a urgência e emergência do HTR
' ' : ' '
A diretora do HTR Cristina Subtil falou para a reportagem DOMomento sobre a reunião na Associação Empresarial de Lages, realizada na segunda-feira, 20 de maio, que anunciou a abertura da emergência e urgência do HTR.
No dia 03 de junho, às 9 horas, será inaugurada a urgência e emergência do Hospital e Maternidade Tereza Ramos. A diretora do HTR explicou que a unidade não será uma emergência de porta aberta total, "porque fazemos parte de um grupo de hospitais. Conforme a porta referenciada, os pacientes serão encaminhados via SAMU ou UPA".
“Atendimentos de pacientes oncológicas, de queimados e pós cirúrgicos serão priorizados na emergência e urgência do HTR”, comentou Dra Cristina Subtil.
A UPA tem sido a principal porta de entrada dos pacientes na rede de saúde, atendendo tanto urgências e emergências quanto casos clínicos leves ou moderados que não são atendidos na atenção primária. Para que o atendimento seja mais eficiente e sem longas esperas, é essencial que a população siga o Protocolo Catarinense de Classificação de Risco, que prioriza o atendimento pela gravidade dos casos (mínima, baixa, média, alta e máxima).
O fluxo de atendimento da Rede de Urgência e Emergência nos hospitais é definido pelas especialidades de cada unidade. O atendimento inicial deve ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde, na UPA ou através do SAMU e Bombeiros em casos de emergência nas ruas. Se necessário, os pacientes são encaminhados para internamento nos hospitais específicos, conforme a urgência médica. O HNSP é responsável pelas emergências ortopédicas (alta complexidade), cardiológicas e neurológicas; o HTR trata emergências obstétricas, oncológicas, de queimados e bariátricas; e o HSB atende emergências pediátricas.