Ano letivo de 2026 da Educação de Jovens e Adultos – EJA começa marcada pela emoção e muitas novidades

' ' : ' '
O ano letivo de 2026 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sistema Municipal de Educação foi aberto oficialmente na noite do dia 9 de fevereiro. O ponto alto da programação foi a palestra da professora Fernanda Felisberto, que compartilhou uma mensagem poderosa de incentivo e resiliência. Fernanda emocionou o público ao relatar sua trajetória pessoal e profissional, destacando que sua própria formação perpassou pela modalidade EJA. O evento ainda apresentou o quadro docente e também teve por objetivo acolher e fortalecer o compromisso dos estudantes com sua jornada educacional.
Os estudantes da EJA começam o ano letivo com os kits de material escolar, mochilas e estojos adaptados à realidade da modalidade de ensino. Outra novidade da EJA para 2026 é a execução dos projetos Caminhos de Leitura, que busca fomentar a leitura, escrita e produção textual dos estudantes; e Raízes da Serra Catarinense, voltado à valorização da cultura local.

A EJA é uma modalidade de ensino de acesso à educação às pessoas maiores de 15 anos não concluintes do Ensino Fundamental. Seus objetivos são oportunizar acesso à educação, conclusão da educação básica, possibilitar a alfabetização e melhorar a vida das pessoas.
Os cinco polos que proporcionam a EJA no Sistema Municipal de Educação de Lages são as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Aline Giovana Schmitt, no bairro Guarujá; Nossa Senhora dos Prazeres, bairro Santa Catarina; Mutirão, bairro Habitação; Santa Helena, no bairro Copacabana, e Eduardo Pedro Amaral, no bairro São Francisco.

Para o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, a EJA é uma transformadora de vidas. “O conhecimento é um agente transformador que liberta e propicia dignidade. O objetivo com a realização da EJA no Sistema Municipal de Educação, assim como nos foi orientado pela prefeita Carmen Zanotto, sempre foi oferecer uma educação de qualidade, com um ambiente de aprendizagem adequado. Nossos estudantes começam o ano letivo com seus kits de material escolar, mochilas e estojos adaptados e, no mês de março, também receberão o uniforme escolar completo, contendo seis peças”, destaca o secretário Cristian.
A coordenadora da EJA da Secretaria da Educação, Simone Feldhaus, ressalta a importância do evento de abertura para o acolhimento e reconhecimento do esforço realizado pelos estudantes ao retornarem à sala de aula. “Foi um momento ímpar e destacamos a fala da Professora Fernanda compartilhando sua experiência de vida, pois como estudante da EJA, ela encontrou novas oportunidades que possibilitaram experiências positivas como a conclusão do ensino superior, resultando na melhoria da qualidade de vida para ela e sua família. Dessa forma, estudar é libertar-se”, ressalta Simone.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de fevereiro. As vagas são limitadas e podem ser realizadas diretamente nas unidades de ensino polo. Para a matrícula, é necessária a seguinte documentação: documento de identidade oficial com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Mais informações podem ser solicitadas via e-mail - eja@educacacaolages.sc.gov.br e telefone (49) 3019-7631.
