Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo teve ação em Lages
' ' : ' '
Segundo o Ministério da Saúde, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o propósito de melhor informar a sociedade, com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Conforme estabelece a Lei 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, o autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, com terapias adequadas a cada caso pode-se permitir que os autistas melhorem sua relação com o mundo.
Várias ações foram realizadas neste dia 2, para lembrar a data. Em Lages uma caminhada em prol pelo Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo foi realizada pelo Centro de Lages. O tenente coronel Adair Alexandre Pimentel que luta pela causa se mobilizou e a ação foi um sucesso. O vereador Bruno Hartman participou e mobilizou pessoas também de vários seguimentos.