Espetáculo sobre a cultura Guarani será apresentado gratuitamente em Lages

' Imagens: Divulgação' : ' '
O espetáculo “Arandua – Aproximando Culturas”, da Cia Artística Guita, de Biguaçu-SC, será apresentado em Lages em duas sessões gratuitas nesta terça-feira, dia 21, às 10h e às 14h. Inspirado na cultura Guarani, o espetáculo nasceu do convívio dos integrantes na Aldeia Guarani Yynn Moroti Whera localizada em Biguaçu.
Serão duas sessões na Matakiterani Associação Cultural (antigo seminário), seguidas de com rodas de conversa com a liderança Adailton Karay Moreira, que compartilhará reflexões sobre a cultura e a presença indígena, fomentando o diálogo entre diferentes saberes. Os ingressos podem ser retirados com a Companhia, por meio do perfil do Instagram @ciaguita.
A Cia Guita mantém, desde 2011, uma parceria com a Aldeia Guarani e desde 2017, os integrantes Tainá Lima Orsi e Guilherme Freitas residem na aldeia, vivenciando cotidianamente seus ritos, histórias e tradições. A partir dessa convivência, surgiu o espetáculo Arandua, construído a partir de mitos e narrativas transmitidos oralmente pelos mais velhos da comunidade. O processo contou com a colaboração de professores Guarani, como Adailton Karay Moreira e Daniel Timóteo Kuaray (in memoriam), que contribuíram com traduções, músicas e reflexões sobre a cosmovisão Guarani.

“Arandua é mais que uma peça, é um espaço de encontro. Queremos que o público viva a experiência de ouvir, sentir e compartilhar um pouco da sabedoria Guarani, aproximando mundos que, muitas vezes, caminham distantes”, destaca Tainá Lima Orsi, atriz e produtora da Cia Guita.
Teatro e memória
O espetáculo valoriza a memória ancestral Guarani, fortalecendo o reconhecimento de seus saberes dentro das próprias comunidades indígenas e promovendo, junto ao público em geral, um processo de aproximação cultural. Com classificação livre e indicado para pessoas a partir de 7 anos de idade, Arandua pretende sensibilizar crianças, jovens e adultos, oferecendo não apenas um espetáculo, mas também uma experiência de diálogo e respeito entre diferentes culturas.
O projeto é realizado pela Cia Artística Guita e também passará por Itajaí com mais duas sessões, no dia 23 de outubro. A proposta conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Serviço
Espetáculo “Arandua – Aproximando Culturas”
Lages – 21 de outubro, 10h e 14h – Matakiterani Associação Cultural (duas sessões)
Itajaí – 23 de outubro, 14h30 e 19h30 Cia Mútua Teatro e Animação (duas sessões)
Classificação: Livre (recomendado a partir de 7 anos)
Sessões com acessibilidade em LIBRAS
Mais informações: @ciaguita