logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Histórias de Lages: lageanos governadores de Santa Catarina

12/04/2022 14:13

Marciano Corrêa e Lenilson Maia

Nereu de Oliveira Ramos é a maior personalidade política de Santa Catarina, como homem público, teve uma carreira vitoriosa, chegando ao posto de Presidente do Brasil. Nascido em 03 de setembro de 1888, na cidade de Lages, era filho de Vidal José de Oliveira Ramos e Tereza Fiúza Ramos. Iniciou os estudos na fazenda onde morava com a família, e realizou o ensino secundário no famoso Colégio Nossa Senhora da Conceição na cidade de São Leopoldo (RS).

Formou-se em Direito, em 1909, pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP), uma das instituições acadêmicas mais importantes do Brasil. Na graduação, foi redator da revista do "Centro Acadêmico XI de Agosto". Atuante, no Partido Republicano Catarinense (PRC) foi redator-chefe do jornal "O Dia", jornal dos adeptos ao republicanismo. Colaborou para o jornal "A noite" de Florianópolis e tornou-se, em 1921, fundador do jornal "A República".

Nas eleições presidenciais de 1922, participou do movimento Reação Republicana, grupo ligados às elites rurais do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia, vencidos naquela ocasião por Artur Bernardes.

No campo político-partidário, fundou o Partido Democrático (PD) e do Partido Liberal Catarinense (PLC), na educação, em 1932, participou da fundação da Faculdade de Direito de Santa Catarina. No ano de 1933, integrou a Comissão Constitucional para analisar o anteprojeto da nova Constituição, criada pelo Governo Provisório.

Eleito Governador em 1935, nomeado interventor em 1937, manteve-se no governo de Santa Catarina até 1945. Nos dez anos de mandato "realizou melhoramentos na parte viária, considerada a época, uma das melhores rodovias do país; combateu simpatizantes de movimentos nazistas, construiu postos de saúde nos municípios e o edifício do Departamento de Saúde Pública em Florianópolis"

Consta-se o político que mais realizou obras em favor educação pública, ainda quando Governador, investiu na construção dos Grupos Escolares "ampliando o número de matrículas em vários níveis, intensificando a nacionalização do ensino público", dando um passo significativo para o desenvolvimento da educação em Santa Catarina.

Em 1945, fundou o Partido Social Democrático (PSD) no mesmo ano, foi eleito Deputado Federal e Senador, ambos, permitido por Lei. Eleito, presidente da Comissão Constitucional, auxiliou na elaboração da nova Constituição do Brasil, promulgada em 18 de setembro de 1946.

No mesmo ano da promulgação da nova Constituição, uma eleição foi convocada para eleger o novo presidente do Brasil, sendo eleitos, o Vice-presidente e Presidente do Senado Federal Nereu Ramos e o Presidente General Eurico Gaspar Dutra.

De 1951 a 1955, foi eleito Presidente da Câmara dos Deputados, Ministro da Educação (interino) e Ministro da Justiça e Negócios Interiores.

Devido as novas regras constitucionais, Nereu Ramos era o terceiro mandatário na linha sucessória à presidência da República. Com a turbulenta morte de Getúlio Vargas, o impeachment dos ex-presidentes Café Filho e Carlos Luz e a declaração do Estado de Sítio, para completar o mandato presidencial, Nereu Ramos é declarado Presidente do Brasil (1955 - 1956).

A vida privada de Nereu Ramos é pouco conhecida, foi casado com Beatriz Pederneiras Ramos e do relacionamento tiveram os filhos Olga, Nereu, Murilo e Rubens. Foi iniciado e tornou-se Venerável Mestre na "Loja Ordem e Trabalho" da cidade de Florianópolis. Ocupou a Cadeira número 22 da Academia Catarinense de Letras.

Em uma viagem, no avião Convair CV-440, matrícula PP-CEP, da empresa Cruzeiro do Sul, juntamente com Jorge Lacerda Governador de Santa Catarina e o Deputado Federal Leoberto Leal, Nereu Ramos e dezoito pessoas perderam a vida durante o pouso do avião na cidade de São José dos Pinhais (PR) em 16 de junho de 1958, falecendo aos 70 anos.

Nereu de Oliveira Ramos, foi sepultado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e os restos mortais transladados para o Memorial Nereu Ramos, onde se encontra um vastíssimo acervo documental sobre a vida de um dos maiores homens públicos do Brasil.

mais sobre:

Deixe uma resposta