Histórias de Lages: lageanos governadores de Santa Catarina
Marciano Corrêa e Lenilson Maia
Durante a primeira República no Brasil, a história de Santa Catarina, está repleta de grandes personalidades políticas. Destacam-se, entre eles, o engenheiro e militar Felipe Schmidt. Filho de Felippe Schmidt e Felisbina Schmidt, iniciou os estudos primários em escola pública na cidade de Tijucas (SC) e completou os estudos secundários na cidade de Desterro (Florianópolis).
Em 1876, alistou-se para o Exército e em 1883 formou-se em Engenharia pela Escola Militar do Rio de Janeiro. Por sua atuação, recebeu honrarias e promoções militares, chegando ao posto de General de Brigada em 1918. Elegeu-se Deputado Federal na 21ª legislatura (1890-1891) e Deputado Constituinte, assinou a primeira Constituição Republicana do Brasil, promulgada em 24 de fevereiro de 1891
Foi o quarto governador do Estado, de 28 de setembro de 1898 a 28 de setembro de 1902, recebendo o cargo de Hercílio Pedro da Luz e passando-o a Lauro Muller, seu primo, uma das maiores lideranças políticas do Estado na época. Depois, em substituição a Vidal José de Oliveira Ramos, foi o oitavo governador de Santa Catarina, de 28 de outubro de 1914 a 28 de outubro de 1918.
Entregou seu segundo mandato ao vice-governador Hercílio Luz, pois o eleito Lauro Muller não assumiu. Entre um governo estadual e outro, Felipe Schmidt foi eleito Senador, sendo reeleito 1909 e ocupando o cargo até 1911.
A questão de mais destaque durante as duas vezes em que Felipe Schmidt foi governador do Estado era o Acordo de Limites entre os estados de Santa Catarina e Paraná. O problema dos limites entre os dois estados, cujas origens remontavam à partilha e à administração das capitanias de São Vicente e Santo Amaro e Terras de Sant`Anna, teve seu desfecho legal com a assinatura do acordo entre as duas partes por imposição do presidente da República, Brás Pereira Gomes, a 20 de outubro de 1916. Certos memorialistas, afirmam que Felipe Schmidt conhecia pouco a cidade em que nasceu, exceto, por uma ocasião, esteve em Lages onde lhe era dado o direito à herança de umas terras por seu pai. Felipe Schmidt era casado com Lacínia Alvin Schmidt e teve três filhos, Oscar, Jorge e Célia.