Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Lages recebe Parajasc 2025 pela primeira vez, com destaque para Edilson ‘Bastião’

27/08/2025 14:48

' Fotos: Guilherme da Rosa/Divulgação e Samuel Gonçalves' : ' '

Estar no ponto mais alto do pódio é com ele mesmo. A medalha de ouro já é sua fiel companheira nas competições. Edilson Pereira dos Santos, o Bastião nas rodas de amigos, é 1º lugar no lançamento de disco e 2º lugar no lançamento de dardo em edições dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), o maior evento paradesportivo do Estado, a ser promovido no período de 16 a 21 de setembro de 2025, a 18ª edição em 2025, e em Lages, estreante como cidade sede deste evento imponente em toda a sua história dos seus 258 anos de fundação.

Atleta de atletismo, Bastião tem 46 anos e é natural de Araucária, no Paraná, mas adotou o bairro Santa Helena, em Lages, para viver novos capítulos da sua vida, inclusive aquele em que constrói sua própria família.

Bastião é veterano maduro e experiente em Parajasc. De todas as 17 edições dos Jogos já realizadas, ele participou de 17, e é presença confirmada na edição lageana, a de número 18, em Lages, a ser promovida daqui a menos de um mês.

Professor de Educação Física por formação, o filho do pedreiro Idalino e de Elza, do lar, já estrelinhas no céu, atualmente trabalha como educador físico. O atleta tem cinco irmãos - Edson, 55 anos, trabalha em produção; Edna, 58 anos, do lar; Mariangela, 50 anos, do lar; Sônia, 52 anos, gerente, e Patrícia, 43 anos, profissional doméstica.

Paratleta desde 2006, portanto, há 19 anos, Edilson coleciona estas conquistas em sua trajetória geral: 2º Fisu América Games São Paulo Universitário 2018, 1º Lugar Lançamento de Disco e 3º Etapa Brasileiro São Paulo 2019, e 3º Lugar Lançamento de Disco.

De crença católica, Edilson é casado com Cristiane, profissional de Gestão de Pessoas na Prefeitura de Lages, e é pai de um casal de filhos - Letícia, de 19 anos, e Leandro, de sete anos. O virginiano [signo de Virgem - nascimento entre 23 de agosto e 22 de setembro] possui as características associadas, como organização, perfeccionismo, praticidade e racionalidade, buscando sempre aprimorar-se em tudo o que faz.

Pessoas de Virgem são observadoras e analíticas, com um forte senso de responsabilidade e dever, por vezes descritas como críticas (tanto consigo mesmas, quanto com os outros) e preocupadas com o bem-estar. A limpeza e a higiene são importantes para elas, que também prezam pela funcionalidade e pela capacidade de serem úteis e produtivas. Têm uma mente lógica, analítica e observadora; boas em resolver problemas e perceber detalhes. Costumam ser discretas, leais e confiáveis.

O êxtase pelo esporte está na genética, corre quente pelas veias na família de Edilson. Seu sobrinho Marlon Guilherme já foi atleta profissional de futsal, vice-campeão Catarinense Sub-20 de Futsal, e campeão Copa Na Geral.

Conta sua história aí, Bastião!

“Tive um acidente quando criança, aos nove anos, na linha férrea, no viaduto do Cemitério da Penha em Lages, em 1988. Desde 1999 faço um trabalho voluntário nos bairros Santa Helena e Copacabana com crianças que participam da escolinha de futebol no campo de futebol do Dorides, e desde 2002 na escolinha de futsal na Emeb [Escola Municipal de Educação Básica] Santa Helena, onde uso o espaço até hoje aos sábados pela manhã.”

O preparo para disputas e, agora, a 20 dias do Parajasc?

“Estou me preparando com treinamento de academia e treino de campo desde o início do ano não somente para o Parajasc, mas também treinando visando às competições no Brasil como, os Meeting Loterias Caixa/CPB [Comitê Paralímpico Brasileiro].” 

Seu ritual de competição? 

“Sempre gosto de escutar música antes das competições.” 

Sua rotina

“Trabalho às terças, quintas e sextas-feiras na Asdf de Lages [Associação Serrana dos Deficientes Físicos] e também na escolinha de futebol Polo Grêmio, no Let’s Gol às terças e quintas à noite; escolinha aos sábados pela manhã, na Emeb Santa Helena, e também participo de competição com as crianças aos domingos.”

 Os hobbies do Bastião

“Escutar Música, jogar videogame, passear com a família.”

Torcer para dois times. Pode isto, Arnaldo?

“São Paulo e Vasco.”

Um ídolo seu?

“Meu Pai.”

Uma inspiração?

“Meu Pai.”

Um fã seu?

“Meus amigos.”

Livro predileto?

“Transformando Suor em Ouro.”

Filme?

“Gladiador.”

Música?

“Infinita Highway.”

Um cantor. Uma banda?

“Alexandre Pires/Engenheiros do Hawaii.”

Uma cor, uma roupa e um perfume?

“Laranja, calça moletom e camisa de moletom, Kaiak.”

Prato preferido?

“Arroz com feijão, carne assada e salada.”

Bebida?

“Água com gás.”

Seu prêmio favorito?

“3º lugar no Disco Brasileiro São Paulo.”

Um sonho?

“Viajar.”

Projeto de vida?

“Comprar uma casa.”

Um desejo?

“Ter saúde.”

Uma meta?

“Seguir trabalhando no esporte.” 

Sua agenda

“Em 2025, participação nos Meeting Loterias Caixa, Brasileiro Loterias e Parajasc.” 

Quem é o Bastião?

“Bem brincalhão e um pouco extrovertido; às vezes brabo por algo que não dá certo.”

Um desejo seu para Lages

“Desejo que nossa cidade cresça ainda mais, independentemente de quem esteja no governo, e um olhar para todas as dificuldades que a cidade passa, para melhorar.”   

“Tá” chegando o Parajasc! E aí?

“Esperamos que o Parajasc seja um dos melhores em nossa cidade e seja bem organizado. As expectativas são as melhores por conta que tenho atletas amigos que querem vir conhecer nossa cidade.”

 É bom ser um Orgulho Lageano?

“Orgulho de poder fazer as coisas para o esporte e incentivar as crianças da nossa comunidade em geral com o esporte de Lages, e poder estar fazendo algo bom para a cidade.” 

Vem para o Parajasc em Lages

Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são destinados a atletas com idade a partir dos 15 anos com deficiências física, auditiva, intelectual ou visual. Tem como propósito promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e resplandecer talentos para o esporte adaptado.

Em circunstância do Parajasc que Santa Catarina se tornou potência no paradesporto, revelando representantes que foram às paralimpíadas e conquistaram vários resultados nos anos mais recentes. Possuem um contexto histórico no Estado e desde 2005 têm o poder de ser um evento referência no Brasil.

Na edição 2025 serão aproximadamente 60 municípios catarinenses participantes. Em torno de 2.200 paratletas estarão reunidos em Lages, junto com técnicos, árbitros e dirigentes esportivos.

Reunirá milhares de atletas do paradesporto catarinense em 14 modalidades:  Atletismo, basquetebol com cadeira de rodas, basquetebol di, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal da-di, goalballhandebol com cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.

Dois meses depois, entre 18 e 29 de novembro de 2025, em Chapecó, serão realizados, em Chapecó, região Oeste, a 64ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Parajasc e Jasc são desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das prefeituras das cidades-sede.

A Prefeitura de Lages está empenhada na execução de adequações necessárias para receber as delegações nos ambientes das competições do Parajasc. Os pontos principais serão o Estádio Vidal Ramos Júnior, Ginásios Municipais de Esporte Ivo Silveira e Jones Minosso e escolas de apoio, alojamento ou sedes de disputa. O Município trabalha intensamente, em paralelo, na infraestrutura da cidade, com recuperação de pavimentações, asfaltamentos e manutenções de condições de mobilidade urbana, organização e embelezamento. Inaugurações e reestruturações de espaços esportivos e em complexos na lista de feitos do Parajasc 2025. O Governo do Estado de Santa Catarina repassou R$ 1 milhão para a etapa estadual dos Jogos.


Fonte: Prefeitura Municipal de Lages

mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade