Major Gabriel destaca as frentes de atuação da Cavalaria de Lages
' ' : ' '
A Polícia Militar de Santa Catarina possui vários equipamentos que são utilizados na prevenção a criminalidade. Dentre eles o Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria), situado no município de São José, grande Florianópolis. Como parte do Regimento, existem quatro esquadrões de Polícia Montada distribuídos pelo estado catarinense, dentre eles o de Lages, comandado pelo Major PM Gabriel Furtado Fernandes.
A dinâmica do 2º Esquadrão de Polícia Montada da PM (cavalaria), em Lages, segundo o Major Gabriel, é atender toda a região, priorizando o município polo que é Lages, atuando em três frentes, ou seja, prevenção, repressão e parte social.
A prevenção tem a finalidade de evitar que os crimes ocorram. A Repressão, quando ocorre a quebra de ordem, crimes destruição de bens, trânsito. E a parte social, onde entra a equoterapia, trabalhando com escolas, educandários, lar de idosos.
O efetivo da Cavalaria de Lages é de 24 policiais, divididos em várias sessões, sendo a que trabalha nas ruas é a operacional, atuando nos bairros, praças, parques (Tanque), jogos de futebol e Festa do Pinhão, sempre com o foco voltado para a segurança da população de Lages e região.
“A cavalaria é um complemento do 6º Batalhão de Polícia de Lages, trabalhando em conjunto com o PPT, Rocam e Rádio Patrulha, acrescendo os benefícios do policiamento a cavalo, que é reconhecido no mundo todo”, ressalta o Major Gabriel.
Equoterapia
Na parte social a cavalaria de Lages desempenha através da equoterapia um excelente trabalho através de um convênio firmado há mais de 10 anos com a APAE do município. Através da equoterapia, que é um método terapêutico que utiliza o cavalo parte da terapia, atuando no desenvolvimento biopsicossocial em pessoas que apresentam deficiências e necessidades especiais.
Os atendimentos são feitos duas vezes na semana, nas quartas e sextas feiras, onde 70% das vagas são ocupadas por alunos da Apae, através do convênio e 30%, que são disponibilizadas a sociedade que necessitem participar da equoterapia.
“As portas da cavalaria de Lages estão abertas a comunidade. Destacando que quem tiver a necessidade de participar da equoterapia é só pegar um atestado do seu médico, receitando a equoterapia e nos procurar, que certamente, agendaremos um horário para que possa iniciar o seu tratamento” finaliza o Major Gabriel.