VIROU HISTÓRIA
Monumento ao Tropeiro do Conta Dinheiro
' ' : ' '
Com informações Marciano Corrêa / Fotos: MC
Por aqui, por Lages passavam diversas pessoas, conta a história que Lages, uma cidade da serra catarinense, tem um valor histórico importante, lembrando que passaram pessoas que eram chamadas de tropeiros.
O papel destas pessoas era cruzar o sul do país levando mensagens, mercadorias e o gado que saia do sul com destino à São Paulo e Minas Gerais.
O Monumento ao Tropeiro, acaba sendo uma homenagem direta à Antônio Correio Pinto de Macedo, um tropeiro que aqui nessa região, fundou uma vila chamada de Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens e que hoje é conhecida por Lages.
Esse monumento tem nove metros de comprimento e fica exatamente em frente ao Parque Conta Dinheiro. São três estátuas que simbolizam esse período dos anos 1700, mais precisamente 1766 quando foi fundada a vila. A primeira estátua com o tropeiro sobre um cavalo e mais outras duas estátuas de cavalos carregando mantimentos por entre a vegetação alta e pinheiros araucárias.
Essa é uma homenagem ao povo de Lages em reconhecimento ao que hoje é uma cidade totalmente estruturada e referência em vários aspectos na serra catarinense. Lages, a Capital Nacional do Turismo Rural.