Obras inacabadas aumentam insatisfação da comunidade com saúde em Lages
' ' : ' '
O número de reclamações com relação a área da saúde em Lages só cresce a cada dia que passa.
Além das reclamações habituais do dia - a - dia que chegam a redação de O Momento, para aumentar a insatisfação da comunidade obras de ampliação ou reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) os famosos postinhos de saúde estão inacabadas.
Exemplos disto é os postos de saúde dos Bairros São Francisco/São Paulo e Frei Rogério na região noroeste de Lages onde as obras de ampliação destes locais estão paralisadas.
A reportagem de O Momento esteve nestas duas comunidades e conversou com moradores que disseram estarem inconformados com a lentidão com que a prefeitura de Lages está tocando essas obras. “Isso prejudica quem precisa destas unidades pois as mesmas estão atendendo em locais provisórios e sem a estrutura necessária para dar qualidade a melhoria da saúde das pessoas” detalha Maria Aparecida moradora do Bairro Frei Rogério que se mostra indignada com a situação
Para Paulo Cevei que é morador do Bairro Frei Rogério diz que além das obras da unidade estarem abandonadas a mesma está trazendo transtornos a sua casa pois quando chove a agua escoa para dentro do seu lote. “É uma vergonha a nossa saúde em Lages parece que nosso prefeito não pensa nas pessoas. Pagamos impostos e deveríamos ser mais valorizados” detalha Paulo Cevei.
Sobre as obras do Posto de Saúde dos Bairros São Francisco e São Paulo o presidente da associação de moradores destas comunidades, César Cardoso diz que está sendo cobrado já que a comunidade também espera essa ampliação a anos.
Nosso repórter entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através da assessoria de imprensa e a mesma disse que a administração municipal sabe o que está ocorrendo com relação a estas obras e busca -se uma solução.
Em uma “notinha” a secretaria de saúde limitou -se a dizer: “Os contratos da empresa responsável pelas obras das duas UBS não foram renovados, devido atrasos no cronograma da execução. Devido a não renovação, é necessário a realização de novo certame licitatório. Solicitamos ao Seplam alterações pontuais nos projetos. Atualmente está em processo de atualização do orçamento pelo Seplam para ser enviado para a licitação da Prefeitura”
Outras reclamações chamam a atenção
A área da saúde de Lages respira mesmo por aparelhos pois além das obras inacabadas ainda temos outras reclamações que atingem diretamente o lageano que mais precisa do poder público.
Falta de médicos, falta de vacinadoras, agentes de saúde que não saem do posto de saúde fazer visitas, goteiras e alagamentos na UPA, mau atendimento em algumas unidades, cirurgias eletivas represadas e em alguns momentos até a falta de medicamentos são outras reclamações que demonstram que alguma coisa precisa sofrer mudança urgente.
Além de tudo isso o contribuinte ainda aguarda que o nobre prefeito volte a fazer as visitas aos postos de saúde uma das promessas de campanha esquecidas na atual administração.
Em especifico sobre a questão das obras inacabadas a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Lages que é presidida pelo vereador Gerson Omar disse através deste edil que irá acompanhar e cobrar essa situação além de outras recalmações que a comunidade queira encaminhar a comissão.