MISTÉRIO
Os mistérios da Curva da Morte
' Marciano Corrêa' : ' '
Relatos da Lenda Urbana da mulher vestida de noiva era forte nos anos 80
Conhecida por vários acidentes, localizada na Avenida Santa Catarina, no acesso sul, a "curva da morte" é um dos locais mais conhecidos da cidade de Lages, pelos fatos acontecidos por lá. A curva da avenida, tem esse nome, devido aos vários acidentes automobilísticos que resultaram na morte dos condutores e passageiros, que por sinal são muitos.
Existe quem discorde, de acordo, com as autoridades locais e especialistas, o motivo daqueles incidentes é a imprudência dos motoristas. O fato é que antigamente, havia uma zona de meretrício nas proximidades da Avenida Santa Catarina. A maioria das vítimas por acidente, eram frequentadores daquelas casas.
Foi, então, que em meados dos anos de 1960, quando Lages colhia os frutos do progresso econômicos gerados pela exploração da madeira, algumas lendas urbanas, surgiram com muita força em algumas regiões específicas da cidade. A prostituição somada às lendas urbanas, geraram fábulas inacreditáveis sobre estes locais. A lenda da "mulher de branco" não existiria se não fosse pelos eventos trágicos da "curva da morte". As lendas, são pequenas histórias, de conhecimento público, que nos ajudam a compreender o que não pode ser compreendido e a explicar o que não pode ser explicado!
Dizia-se, que havia um casal muito rico e apaixonado que decidiram se casar. Marcado o dia do casamento, o noivo, abandonou a futura esposa no altar. Indignada, a noiva, vestida de branco, ao fugir da igreja, teria sido atropelada e morta. Sua alma, dominada pela fúria, voltaria ao plano físico para atormentar as vidas das pessoas que passassem pela curva da estrada, local onde ela morreu.
Uma outra versão, de origem portuguesa, e a menos falada, seria a mulher da "alma penada". Conta-se que havia uma mulher malvada que morava pelos campos de Lages. As suas maldades eram tantas que um dia ela veio a morrer. Por não ter conseguido subir aos céus, e não ter concertados seus erros em vida, sua alma voltou para a terra e escolheu morar na curva da antiga estrada que leva à Porto Alegre, provocando medo e horror nas pessoas que passavam por ali. Mas que a curva é famosa pelos acidentes isso é.
Aquelas histórias do imaginário da cidade, passadas de amigo para amigo, dizia uma delas que: "os motoristas que estavam transitando pela avenida, de repente viam uma luz, quando se aproximavam, era possível ver o rosto de uma mulher com vestes brancas reluzentes, com a perda da visão e dos sentidos, o condutor, ativara o veículo ladeira abaixo".
O fato, é que atualmente, há mais notícias sobre a "curva da morte". Infelizmente, todos os anos tem ocorrido acidentes no local. E sobre a "mulher de branco", não houveram mais relatos sobre ela desde o fim dos anos 1980. Durante estes trinta anos, o que permaneceu foram as lendas.