Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Prefeitura de Lages promove palestra sobre comunicação assertiva e não violenta para servidores da Saúde

08/09/2025 12:49

' Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação' : ' '

O Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (Nephs), ligado à Secretaria da Saúde, realizou, nesta quinta-feira (4), uma ação de vivência sobre comunicação assertiva e comunicação não violenta. A palestra foi ministrada pelo juiz da 4ª Vara Cível da Comarca de Lages, Alexandre Takaschima, no auditório da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Ao todo, 50 profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Santa Helena e São Pedro participaram da atividade. Entre os quais, médicos, dentistas, enfermeiro, técnicos de enfermagem, técnico em Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde (ACS) e auxiliar de serviços gerais.

Na conversa com os servidores, o intuito de incentivar técnicas e estratégias para melhorar o relacionamento entre a equipe e, consequentemente, com os pacientes, visto os desafios vivenciados diariamente em suas realidades de trabalho, como, por exemplo, os ruídos de comunicação (entre os profissionais/profissionais e pacientes).

Durante a atividade foram discutidos os impactos das palavras em relações interpessoais. Foram abordados os pilares da comunicação não violenta: Observação, sentimento, necessidade e pedido. Os participantes refletiram sobre a importância de não julgar o trabalho de colegas, valorizar uns aos outros, ouvir ativamente, agir com empatia e transformar críticas em sugestões construtivas.

Compromisso da administração municipal com o bom atendimento à população. “Este processo de integração é um pedido da prefeita Carmen Zanotto, pois assim conseguimos promover uma cultura de respeito, empatia e comunicação eficaz entre profissionais e pacientes. A participação de cada servidor é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços e a experiência de quem busca atendimento”, justifica secretária adjunta da Saúde, Cristina Possato, envolvida nesta ação especial.

O ato de saber se comunicar é um dos pilares de uma gestão pública com busca por resultados cada vez mais de qualidade à comunidade. A Prefeitura de Lages tem atuado para manter este olhar de eficácia e eficiência aos serviços à coletividade.


Fonte: Prefeitura Municipal de Lages

mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade