Prefeitura de Lages realiza obras em área afetada por deslizamento na Avenida Juscelino Kubitschek

' Fotos: Fábio Pavan' : ' '
A Secretaria de Obras e Infraestrutura acompanha a situação da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Restinga Seca, na altura da sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Lages (MTG), desde as chuvas do último sábado (23) e domingo (24), que causaram estragos na cidade, tanto no perímetro urbano, quanto em estradas do interior.
A via faz ligação com a BR-116 e é uma das principais entradas e saídas do município. Localizada no acesso Norte, também absorve o tráfego local, próxima ao trevo do Bairro Pisani e à avenida Luiz de Camões. E havia sido danificada, após deslizamentos de terra, que interditaram o trecho.
Com a melhora no tempo, os reparos necessários foram realizados nestas terça e quarta-feira (26 e 27 de agosto), por equipes próprias da Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura. “Mais uma vez conseguimos dar uma pronta resposta à população, minimizando riscos, restabelecendo as condições da via e garantindo segurança a quem trafega diariamente ou precisou passar pelo local nos últimos dias”, pontua o secretário, Cleber Arruda Machado.
Inicialmente foram executados serviços de revisão e substituição de tubulação, na rede de drenagem, para o devido escoamento e passagem de água. Logo após, mais uma faixa de rolamento foi construída para garantir a passagem de veículos. Apesar de provisória, a nova pista tem pavimento asfáltico e atenderá o fluxo da avenida dentro dos padrões já existentes. Para ampliar a segurança de pedestres e ciclistas, uma lombada também foi implantada para redução de velocidade no local. Uma etapa mais complexa, envolvendo contenção de encostas, taludes e reconstrução da margem afetada, já está em andamento, por meio de processo licitatório.
Durante o período duas residências localizadas às margens da avenida precisaram ser interditadas. Além disso, outras cinco ocorrências foram registradas nos bairros São Sebastião, Dom Daniel, Caravágio, Jardim das Camélias e Santa Helena. A prefeita Carmen Zanotto esteve à frente da força-tarefa que reuniu além da Secretaria de Obras e Infraestrutura, também a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Lages, Diretoria de Trânsito (Diretran), Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), entre outras.
A expectativa é que a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira volte a ser liberada (para o trânsito de veículos leves) nos próximos dias, após a conclusão das obras e devida sinalização do local.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages