Prefeitura de Lages reforça canais de denúncia e apoio a mulheres vítimas de violência

' Imagem: Krakenimages.com/Freepik/Divulgação' : ' '
A Prefeitura de Lages reforçou nesta quarta-feira (29) os canais de denúncia e atendimento voltados às mulheres vítimas de violência, após o feminicídio que vitimou Alaide Cristina Varela Teixeira da Luz, de 35 anos, em frente ao seu local de trabalho, na Avenida Presidente Vargas, no bairro Coral.
Em nota, o município repudiou o crime e destacou a importância de que mulheres denunciem qualquer sinal de violência — seja psicológica, moral, verbal, física ou patrimonial. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, atua no amparo e na defesa dos direitos das mulheres e de seus filhos.
O atendimento ocorre presencialmente na Rua Santa Cruz, nº 155, no Centro, ao lado da Igreja Santa Cruz, de segunda a sexta-feira. Há também atendimento pelo telefone (49) 3019-7454 (WhatsApp) e plantão 24 horas pelo número (49) 98402-9413. O contato pode ser feito ainda pelo e-mail
politicadamulher@lages.sc.gov.br. ou pelo instagram, @secmulherlages. Informações adicionais: @secmulherlages - Instagram.
O Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, da Polícia Militar de Santa Catarina, também integra as ações de combate à violência, prestando apoio direto a vítimas e acompanhando medidas protetivas.
Outros canais de denúncia e apoio
A Prefeitura de Lages e a Rede Catarina destacam que a denúncia é o primeiro passo para romper o ciclo da violência e salvar vidas.
- 190 – Polícia Militar de Santa Catarina
- Ligue 180 – Canal nacional gratuito e sigiloso de denúncias de violência contra a mulher, disponível 24 horas, também pelo WhatsApp (61) 9610-0180
- Disque 181 – Serviço de denúncias anônimas sobre crimes e violência em Santa Catarina
- Disque 100 – Canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para denúncias de violações de direitos humanos, especialmente contra pessoas em situação de vulnerabilidade
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages
