Programa Agenda + Consulta realiza mais de 50 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

' Foto: Silvana Mateus' : ' '
Implantado pela Prefeitura de Lages em 6 de março de 2025, por intermédio da Secretaria da Saúde, o Programa Agenda + Consulta atendeu, de janeiro a junho deste ano, 51.029 pacientes. Somente no mês de junho foram realizadas 11.701 consultas.
O Programa atende à demanda de consultas por agendamento, por parte das famílias, com horários flexíveis. A iniciativa busca reduzir o tempo de espera e melhorar a qualidade do atendimento na rede pública de saúde, via Sistema Único de Saúde (SUS).
Os meses de abril e maio registraram maior número de atendimentos, totalizando 24.970. Somente nas Unidade Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Coral e Santa Catarina foram realizadas 8.112 consultas.
O serviço oferecido em horário estendido tem inúmeras vantagens, conforme informa a secretária da Saúde, Susana Zen. “Com a implantação do Programa é possível ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e proporcionar horários mais acessíveis e favoráveis à comunidade, diminuindo o tempo de espera. Vamos seguir assim, com avanço, ouvindo a população, e identificarmos as possíveis falhas para fazer as intervenções necessárias, a fim de prestar um serviço cada vez mais qualificado.”
Com horários mais flexíveis, ambiente mais tranquilo e com menos pessoas, o Programa Agenda + Consulta vem agradando quem precisa do serviço, como é o caso da Pauline Cristiane, que procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Catarina. “Entrei em contato com o ‘postinho’ pelo WhatsApp, depois passei na Unidade no horário do meu almoço e já consegui marcar a consulta para o outro dia, na qual fui muito bem atendida pelo médico que presta serviço no período da noite.”
O Programa Agenda + Consulta conta com um médico contratado por área. Em média, 30 pessoas são atendidas por profissional. As consultas ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou na Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade. Quem passa pela consulta médica, se necessário, já vai para casa com os exames agendados.
As pessoas com necessidade de atendimento neste formato devem comparecer a sua Unidade Básica de Saúde de referência e efetuar a solicitação. Os dados dos usuários devem estar atualizados, para que as equipes consigam estabelecer contato e, consequentemente, agendar as consultas prioritárias.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages