Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Saúde SC abre inscrições para capacitação sobre Estomias e Epidermólise Bolhosa em Lages

08/09/2025 13:45

' Imagem: Divulgação' : ' '

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está com inscrições abertas para o Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa, que será realizado em Lages nos dias 16 e 17 de setembro. O evento visa orientar e capacitar profissionais de saúde que atendem mais de 6 mil pacientes em Santa Catarina com essas condições.


Público-alvo

O seminário é destinado a profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam na rede hospitalar e na atenção primária nos municípios. Também podem participar acadêmicos de enfermagem e medicina, além de profissionais das regionais de saúde. A iniciativa é promovida em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).


Inscrições e informações

As inscrições devem ser feitas no site da Escola do Legislativo: eventos-escola.alesc.sc.gov.b. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no portal oficial da SES.

O seminário será realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages.


Condições de saúde

Estomias
A estomia é uma cirurgia que cria um estoma – orifício na parede abdominal ou na traqueia, de forma definitiva ou provisória – para permitir a eliminação de urina ou fezes, auxiliar a respiração ou a alimentação, promovendo maior qualidade de vida ao paciente.
Santa Catarina é o único estado do país que fornece insumos padronizados para reabilitação fonatória e pulmonar. Dos 10 itens fornecidos, apenas a laringe eletrônica é disponibilizada pelo Ministério da Saúde; os demais são custeados pela SES. Atualmente, o estado possui 6.104 pacientes cadastrados: 5.810 com estomias intestinais e urinárias, e 294 com estomias respiratórias.


Epidermólise Bolhosa
A Epidermólise Bolhosa é uma doença genética rara que provoca bolhas na pele devido a mínimos atritos ou traumas, manifestando-se desde o nascimento. O programa SC Cuidando das Borboletas, criado em Santa Catarina, oferece atendimento pelo SUS em unidades de referência e disponibiliza insumos necessários para o tratamento, custeados pelo governo estadual, até que sejam padronizados em todo o país. O programa completou um ano de atuação em 26 de fevereiro e foi o primeiro do Brasil a atender especificamente pacientes com essa condição.


Serviço

  • O quê: Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa em Lages
  • Quando: 16 e 17 de setembro de 2025, das 7h30 às 17h30
  • Onde: Auditório do CCET/Bloco I, Salas 6210, 6211, 6213, 6214, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Av. Mal. Castelo Branco, 170, Universitário, Lages, SC
  • Inscrições: eventos-escola.alesc.sc.gov.br


    Fonte: ASCOM | SES


mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade