Setores de Oxigenioterapia e Estomias retomam atendimentos na Praça Leoberto Leal

' Foto: Divulgação' : ' '
A partir desta segunda-feira (5 de janeiro), os setores de Oxigenioterapia e Estomias voltam a funcionar na Praça Leoberto Leal, nº: 20, anexos ao departamento de Curativos Especiais. Os serviços estavam prestados provisoriamente no prédio da Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade, em razão das fortes chuvas que atingiram o município no fim de 2025.
Com a normalização da estrutura do espaço físico, os atendimentos retornam ao local de origem. No entanto, há uma alteração no acesso: A entrada passa a ser pela Recepção da Secretaria Municipal da Saúde, localizada na porta lateral do antigo Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini.
O funcionamento destes ambientes ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30min. Este horário é temporário e válido para o mês de janeiro, em decorrência do período de férias, e garante a continuidade do cuidado aos pacientes que utilizam os serviços especializados.
Em casos de emergência relacionados à recarga de oxigênio, os cidadãos podem procurar atendimento pessoalmente, junto ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), localizado na rua Felipe Schmidt, nº: 19, Centro, ou por telefone: (49) 3251-7613 - (49) 3251-7807.
A secretária-adjunta da Saúde, Rose Cristina Possato, ressalta que a retomada dos atendimentos reflete a atenção da gestão municipal diante dos impactos causados pelas chuvas. “A prefeita Carmen Zanotto acompanhou todo o processo de reestruturação das instalações, priorizando a segurança das pessoas pacientes e das equipes de profissionais. Trabalhamos para restabelecer o serviço o mais rápido possível, sem comprometer a qualidade do atendimento.”
O Programa
Os serviços de Oxigenioterapia e Estomias são gratuitos e de acesso universal, voltados aos usuários da rede pública de saúde, mediante encaminhamento médico. Para ingressar no Programa é necessário apresentar a solicitação do profissional responsável pelo acompanhamento clínico do paciente.
Após a inclusão, os pacientes recebem todas as orientações necessárias sobre a utilização adequada dos equipamentos, os cuidados durante o tratamento e os procedimentos para devolução do material em situações de mudança de endereço, alta médica ou óbito.
Os profissionais atuantes no Programa realizam o acompanhamento contínuo do tratamento, asseguram a eficácia da terapia e a segurança do paciente, e reafirmam o comprometimento da Secretaria Municipal da Saúde com a assistência qualificada e humanizada à população de Lages.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages
