logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Virou História: O túmulo do Conde Sueco em Lages

09/11/2023 09:30

' ' : ' '

Hugo Gilberto (Conde de Hamilton) era natural da Suécia e morreu em Lages, na Serra Catarinense. Seu túmulo pode ser visto no Cemitério Cruz das Almas, um dos cemitérios antigos da cidade.
Ele escolheu nossa cidade para morar por causa do clima, e pelo que contam, ele sofria de uma doença de pele, e os ares da serra amenizavam as suas crises que eram frequentes.
No dia 9 de agosto de 1897 foi encontrado sem vida na residência de Maria Moritz.
Relatos contam que ele teria cometido suicídio, mas com muitas contestações na cidade a respeito do ocorrido.
No acervo do Museu Histórico Thiago de Castro, encontra-se também documentos relacionados ao processo de morte do Conde. Ele morreu jovem.
Vários nomes foram encontrados no processo, dentre eles: Fernando Affonso de Athayde, escrivão; Maria de Conceição Moritz; Capitão Ignacio Alvez de Chavez, comissário de polícia; Eduardo Rambusch e Carlos Roberto Stüpp, peritos.
A foto, feita pela nossa reportagem mostra o túmulo do Conde localizado no Cemitério Cruz das Almas. É um cemitério que possivelmente será tombado, pois lá estão enterradas muitas histórias edificantes da Serra Catarinense, ou seja, pessoas ilustres e que fizeram história por aqui.
O que chama atenção em seu túmulo é a coluna cortada ao meio que representa a vida de uma pessoa encerrada precocemente, no caso a do Conde Hugo.
Hugo Gilberto, o Conde de Hamilton faleceu aos 26 anos de idade.
Nomes importante e históricas fazem parte do acervo do Museu Thiago de Castro e na visita ao Cemitério Cruz das Almas foi constatado mais personalidades como Aline Shimidt, Frei Silvério, Cigana Sebinca, e Imãos Canozes, muitos deles já foram pauta do Histórias de Lages deste semanário.

mais sobre:

Deixe uma resposta