logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

PONTO DE VISTA

Lages: comércio versus pandemia

29/03/2022 11:55

Há quase um ano e meio convivendo com a pandemia da Covid-19 em Lages, podemos destacar que os impactos causados pela mesma, principalmente no comércio de rua, foram significativos no início, pois tivemos o lockdown, cancelamento da Festa Nacional do Pinhão, o que afetou diretamente o comércio.

Mas com o passar dos meses, as empresas foram se reinventando e os impactos foram sendo absorvidos pelo setor. Os Supermercadista juntamente com as farmácias e concessionárias, não fecharam as portas durante esse período, por serem considerados serviços essenciais e automaticamente os impactos foram menores.

Atualmente o comércio volta a demonstrar equilíbrio. O Garden Shopping prospecta a abertura de uma das grandes redes do ramo de varejo em suas instalações, recentemente tivemos a abertura da Cassol, está programado para o segundo semestre a abertura das lojas Pernambucanas no município.

O Sindicato dos Empregados do Comércio de Lages tem fechado boas negociações, bons acordos, favorecendo dessa forma o empresário para que ele consiga trabalhar.

Outro fator positivo, tem sido os acordos com o comércio de rua para que as lojas possam abrir nos feriados, respeitando os quatro feriados nacionais como Natal, Ano Novo, Páscoa, e no 1º de maio, este ano, pela primeira vez o comércio abriu suas portas em Lages.

Esse é o papel do sindicato, fazer bons acordos, fomentar as vendas, para evitar o fechamento de lojas e demissão dos colaboradores. Temos uma ótima relação com o sindicato patronal, e conversamos muito com o presidente Célio Spagnoli, procurando trabalhar juntos para favorecer tanto a empresa como o funcionário, pois se a empresa vai bem, além de manter os empregos, evita demissões, a probabilidade de abertura de novas vagas de empregos é maior fazendo o dinheiro circular na cidade e a economia crescer.

Com o avanço da vacinação, a expectativa para esse final de ano, principalmente em relação ao período de Natal é de otimismo. Certamente com boa parte da população de Lages vacinada, pelo menos com a primeira dose, a tendência é termos um Natal melhor do que o ano passado. Há sim uma expectativa do incremento das vendas e esperamos que as lojas voltem a contratar funcionários como reforço, onde muitos acabam ficando após o período das datas comemorativas de final de ano, contribuindo com a queda do desemprego na cidade.

mais sobre:

Deixe uma resposta