logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Extrovertidas ou tímidas, adolescentes do Novos Caminhos querem mesmo é uma 1ª chance

26/06/2024 11:11

' ' : ' '

As duas garotas têm a mesma idade, 14 anos. Uma é extrovertida; outra, ainda tímida. Ambas vivem em instituições de acolhimento em municípios da Serra. Elas não se conheciam e se encontraram em uma oficina socioeducativa promovida para os participantes dos Novos Caminhos e outros jovens da mesma faixa de idade. As meninas possuem, ainda, um desejo em comum: o de ter a primeira oportunidade de trabalho para dar início a realização dos sonhos de ser médica e professora de dança.

Feita em grupos como estratégia para o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e atitudes dos jovens, de forma a apoiar seu acesso ao mundo do trabalho, a oficina, oferecida pelo Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina (CIEE), ajudou, especialmente, a elaborarem um currículo atrativo.

A assistente social Bárbara Varela explica que as oficinas são ferramentas importantes para o desenvolvimento da juventude, apoio na construção de projetos de vida, perspectivas de retomada da escola, elevação de escolaridade e quebra de ciclos de pobreza. “Estes encontros compõem as estratégias da socioaprendizagem de fortalecer o atendimento da juventude no território a fim de ampliar o acesso ao primeiro emprego”.

E é exatamente isto que as garotas, e todos os demais, buscam, uma oportunidade de colocação no mercado de trabalho. Para isso, as duas aproveitam as chances de qualificação que são oferecidas. “Já participei de alguns cursos. Neste momento, faço um de informática. Me considero dedicada, quero ser independente, comprar minhas coisas e me tornar professora de dança”, conta a mais comunicativa.

A timidez da outra jovem aos poucos vai embora. “Neste encontro já estou conversando com vários colegas” contou empolgada. Em seguida, acrescentou que já fez outros cursos, entre eles de informática e maquiagem. Guarda os certificados de todos e o sentimento de ainda não ter conquistado algo tão importante para ela. “Meus colegas do abrigo já estão trabalhando. Eu choro por não ter tido essa chance, mas tenho muita esperança”.

Com os ouvidos e olhos atentos, anotaram tudo o que foi dito durante a oficina. Cada orientação e dicas do que ter no currículo e como se portar numa possível entrevista foi absorvida por elas. “Muita coisa eu não fazia ideia. A partir de agora meu currículo ficará muito melhor”, garantiram.

As empresas podem apoiar esta iniciativa ao abrir suas portas para oportunidades de estágio e aprendizagem. Para saber mais sobre como essa conexão pode ocorrer, basta entrar em contato com uma das 18 unidades do CIEE em Santa Catarina. Em Lages, o telefone para contato é o (49) 3224-2686.

Sobre o Novos Caminhos

O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.


Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio; Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.

mais sobre:

Deixe uma resposta