MARIA DA PENHA
Botão do pânico: aplicativo da PM salva mulher de violência doméstica
' ' : ' '
Na quarta-feira, 15, o 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prendeu um homem por descumprimento de medida protetiva. O fato foi registrado no bairro Vila Mariza, em Lages, após a vítima acionar o botão do pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão.
O casal já teve acompanhamento anterior pelo programa Rede Catarina e a vítima possui uma medida protetiva contra o ex-companheiro, o qual é envolvido em violência doméstica. No entanto, na data da prisão, o suspeito esteve diversas vezes nas proximidades da residência da vítima e não cumpriu as determinações de afastamento, sendo preso pela guarnição da Rede Catarina e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
O botão do pânico é uma ferramenta dentro do aplicativo PMSC Cidadão, para vítimas de violência doméstica. A partir do seu acionamento, é gerada uma ocorrência para a Central Regional de Emergências 190 e a guarnição mais próxima do fato é empenhada para atendimento, com o aplicativo a vítima pode passar informações e a sua localização em tempo real para os policiais.