Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Polícia Militar Ambiental flagra corte seletivo de Pinheiro-brasileiro em área de preservação permanente em Abdon Batista

30/08/2025 11:03

' ' : ' '

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), realizou nesta quinta-feira, 28, uma operação de fiscalização no município de Abdon Batista, na localidade de Invernada dos Negros, área Quilombola, onde foram identificadas diversas cepas de Pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção, em área de preservação permanente.

Durante a ação, a guarnição encontrou e apreendeu 3,15 metros cúbicos de madeira serrada em tábuas e caibros, parte dela já utilizada na construção de uma edificação no local.

Na sequência, os policiais deslocaram-se até a localidade de Arroio Bonito, onde, em um galpão, foram localizados e apreendidos mais 6,53 metros cúbicos de madeira serrada da mesma espécie, igualmente em tábuas e caibros. Após verificação, foi confirmado que a madeira apreendida tinha origem na área onde ocorreu o corte ilegal identificado inicialmente.

Diante dos fatos, o envolvido será autuado por manter em depósito madeira extraída de forma ilegal. O proprietário do terreno onde o corte e o beneficiamento ocorreram será responsabilizado após a conclusão das diligências em andamento.

A Polícia Militar Ambiental reforça que o Pinheiro-brasileiro é uma espécie protegida por lei, e o corte ou exploração da árvore sem autorização constitui crime ambiental.

mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade