logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Casa do Chá: Política pública de fitoterápicos em Rio Rufino

12/04/2022 13:58

A Casa do Chá em Rio Rufino nasceu da necessidade de valorizar as pessoas do meio rural e seus conhecimentos sobre as plantas medicinais, e aliviar as doenças comuns da comunidade desse território.

Teve o seu marco inicial no ano de 2001, quando o município foi contemplado com o PRONAF infraestrutura devido ao baixo índice de desenvolvimento humano e social. Foi sugerida inicialmente pela agricultora e benzedeira Lorena de Souza, e acatada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que coordenava o destino dos recursos recebidos.

Com o passar do tempo houve a necessidade de sistematizar o processo (resultado da metodologia proposta), a modo que independentemente das pessoas que ficassem à frente da gestão do município, seria garantida a continuidade do serviço.

Hoje a Casa do Chá faz parte da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura Municipal de Rio Rufino, e os produtos são distribuídos gratuitamente à população; as plantas medicinais são usadas como recurso auxiliar na rede de saúde pública como alternativa na solução das demandas da comunidade, em acordo com as especificações técnicas em conjunto aos saberes tradicionais.

Para a viabilização do processo são necessárias algumas etapas:

1º - Coleta de ervas e informações do saber tradicional: os profissionais da Casa do Chá se deslocam até as propriedades dos agricultores para a coleta das ervas que são produzidas no local e informações do uso tradicional.

2º - Preparo: profissionais da Casa do Chá fazem o beneficiamento das ervas, resultando em tinturas, cremes e sabonetes. Nessa etapa o acompanhamento é criterioso em relação às normas sanitárias e indicação científica ao modo de preparo, extração e uso dos compostos fitoterápicos. 

3º - Divulgação: são encaminhados para as unidades de atendimento em saúde informativos a cerca da utilização e disponibilidade dos produtos. Com essas informações os profissionais indicam o uso, bem como repassam para a Casa do Chá as demandas identificadas junto à comunidade. 

4º - Distribuição: a população vai até a Casa do Chá com a indicação dos profissionais de saúde, e então o farmacêutico faz a orientação e a entrega gratuita do produto.

mais sobre:

Deixe uma resposta