Tenente-Coronel Vicente da Silva Costa é apresentado como novo comandante do 1º Batalhão Ferroviário

' ' : ' Da esquerda para a direita: Tenente Cel Hudson e esposa Lelê Faltz Moreira e Tenente Cel Vicente da Silva Costa e esposa Érica Imolas Ferreira'
Na manhã de terça-feira, 2 de dezembro, no Hotel de Trânsito dos Oficiais do 1.º Batalhão Ferroviário, aconteceu o tradicional café de apresentação do novo comandante da unidade. O encontro, conduzido pelo atual líder, Tenente-Coronel Hudson Machado Moreira, marcou a apresentação do seu colega de turma, Tenente-Coronel Vicente da Silva Costa, que assumirá oficialmente o comando no dia 9 de dezembro de 2025, durante a solenidade de passagem de comando. Estiveram presentes representantes da imprensa local, autoridades civis, políticas e militares, além de familiares de ambos os oficiais.
Nascido em 16 de junho de 1978, no município de Aquidauana (MS), o Tenente-Coronel Vicente da Silva Costa é oriundo da 14.ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Florianópolis, onde exerceu funções de Oficial de Operações. Ingressou no Exército em 1998, na Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas.
Durante o evento, o Tenente-Coronel Hudson destacou a satisfação pelo período em que esteve à frente do 1.º BFv, sublinhando ações como a formação de soldados e a participação da unidade em eventos comunitários, como a Campanha do Agasalho e o Baile da Independência e as enchentes no Rio Grande do Sul.
Ao projetar a futura gestão, o Tenente-Coronel Vicente da Silva Costa afirmou que pretende manter o legado da unidade, reforçando iniciativas sociais e culturais já consolidadas. Na área da engenharia, deu particular relevo à continuidade das obras da barragem da Arvorezinha, em Bagé-RS, considerada a mais crítica em execução, garantindo empenho para o cumprimento dos prazos estabelecidos.
