Marco Aurélio Zaror Cordeiro se despede de Lages após mais de três décadas dedicadas ao xadrez

' ' : ' '
Após 31 anos e meio de dedicação ao xadrez lageano, o professor e treinador Marco Aurélio Zaror Cordeiro anunciou sua partida de Lages. Uma das figuras mais importantes do esporte na cidade, ele deixa um legado marcado por conquistas, formação de gerações de enxadristas e profundo vínculo com a comunidade local.
Marco chegou a Lages em 1º de março de 1994, aos 22 anos, para assumir o desafio de ser o técnico de xadrez da cidade, atuando nas competições escolares como JESC (hoje OLESC), Joguinhos Abertos e JASC. Jovem, inexperiente e em uma cidade nova, encontrou no acolhimento dos lageanos o apoio necessário para construir uma trajetória sólida e transformadora.
“Foram mais de 10 mil alunos ao longo dessa caminhada. Dei aula em mais de 20 escolas da cidade, sempre tentando retribuir com trabalho todo o carinho e confiança que recebi”, afirma Marco Aurélio. Entre os marcos de sua trajetória, ele destaca a oportunidade de disputar um Campeonato Mundial de Xadrez e o nascimento de seu filho Yan, em Lages.
A decisão de deixar a cidade, segundo ele, foi a mais difícil de sua vida. “Finalizo, até a metade de agosto, todos os vínculos e projetos em andamento, para então iniciar uma nova fase em outra cidade, onde irei ajudar minha família em seus negócios”, explicou.
Zaror fez questão de agradecer a figuras que marcaram sua trajetória em Lages, como o ex-prefeito Fernando “Coruja” Agustini — quem lhe deu a primeira oportunidade como técnico — e sua irmã Denise “Nega” Agustini (in memoriam), além do ex-prefeito Renatinho, também falecido. Amigos como Gilvana e Assis Strasser, Dona Nelci Bonato e tantos outros alunos, pais e colegas foram lembrados com carinho e gratidão.
“Parto deixando um pequeno, mas significativo legado, com projetos, resultados e a sensação de ter projetado Lages pelo mundo do xadrez. Não é um adeus. É um até logo, minha amada Lages!”, concluiu o técnico.
A despedida de Marco Aurélio Zaror Cordeiro é mais do que uma mudança de cidade — é o encerramento de um ciclo de grandes contribuições ao esporte e à educação, que seguirão inspirando gerações futuras.