Catarinense CODA, natural de Blumenau cria a maior plataforma de musculação em Libras do país
' ' : ' Tony Alves | Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação'
Um jovem catarinense, de 18 anos, criou a maior plataforma de musculação em Libras do país, dando espaço para que milhares de pessoas surdas tenham acesso à saúde física. De Blumenau, Tony Alves que tem mais 102 mil seguidores no Instagram, decidiu compartilhar sua história com o Portal SCC10.
O jovem é Child of Deaf Adults (CODA), que significa “Filhos de Pais Surdos”. São crianças ouvintes que cresceram em famílias surdas. É uma sigla global e uma identidade específica para a comunidade, que surgiu com o intuito de celebrar essa “herança” única. Essas crianças crescem tornando-se bilíngue, já que aprendem a se comunicar de forma oral e através de sinais.
A história de Tony Alves nas redes sociais começou quando ele foi tentar ajudar o pai a arrumar um emprego, mas o dono do estabelecimento comunicou que não tinha disponibilidade de trabalhar, mesmo o seu pai tendo capacitação. “Desde ali, percebi que os surdos são enxergados no mundo de um jeito diferente…Que não tinha acessibilidade em Libras no país”, disse o jovem.
Mesmo surgindo a ideia de criar vídeos em Libras sobre musculação, Tony procrastinou várias vezes. Mas, neste ano, após a mãe e a namorada “pegarem no pé”, ele deu início ao projeto.
O sucesso foi tanto, que hoje, ele é criador do Libras FIT - A maior plataforma de musculação em libras do país – onde traduz todas as informações sobre como ter um corpo estético e saudável pode melhorar tudo na vida, no trabalho e ser mais autoconfiante.
“Por conta disso, comecei a realizar palestras sobre minha experiência como um CODA e trago transformações na vida dos meus alunos”, relata Tony.
Fonte: SCC10