Secretaria da Saúde realiza 3º mutirão de Oftalmologia deste ano

' ' : ' '
No último sábado (31 de maio), a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu o 3º mutirão de consultas pré-operatórias de catarata de 2025. Organizado pelo Departamento de Atenção Especializada, foram encaminhados 167 pacientes, com 155 atendimentos confirmados e 12 faltantes.
As consultas aconteceram na Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade. A ação é mais uma medida para a diminuição de filas na saúde, com o objetivo de proporcionar um atendimento especializado. O processo começou com uma avaliação feita por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que encaminharam os pacientes para consultas em oftalmologia geral.
Nessa consulta, os médicos verificam quem precisará passar por cirurgia de catarata. Os pacientes que retornarem com os exames até a primeira semana de junho, farão a cirurgia ainda no final deste mês, enquanto os que entregarem os exames depois da primeira semana, serão atendidos em agosto. Também, durante essa semana, os 153 pacientes que participaram do último mutirão, ocorrido no dia 5 de abril, estão retornando para consultas pós-operatórias.
O mutirão busca atender demandas represadas. “Essa é uma das especialidades com maior demanda e o nosso objetivo é agilizar ao máximo os encaminhamentos com consultas e exames complementares e, se necessário, procedimentos cirúrgicos”, explica a Secretária da Saúde, Susana Zen.
De acordo com Edgar Luciano, gerente da Policlínica, junto às consultas também são realizados o acolhimento, escuta ativa e organização do fluxo de pacientes para otimizar o tempo e proporcionar maior conforto enquanto aguardam sua vez. “Buscamos acomoda-los com toda a infraestrutura que Policlínica Municipal dispõe, de maneira a garantir maior bem-estar a todos os pacientes”, salienta.
A moradora do bairro Santa Mônica, Neuza Duarte, foi uma das pacientes do mutirão. “Estava na fila de espera há pouco mais de um ano, então fiquei bem feliz por ser chamada”, comenta. Leonardo Liz dos Passos, acompanhou o pai, Altevir, na consulta. “Ficamos pouco tempo esperando, o agendamento foi feito por telefone e o atendimento está bem organizado”, comenta.
Texto e fotos: Silvana Mateus