logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

CÂMARA DE LAGES

Sessão solene da Câmara homenageia os oito anos do CER II

21/06/2024 09:32

' ' : ' '

Em 23 de maio de 2016, a trajetória das pessoas com deficiência física, intelectual e/ou com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tomava um novo rumo em Lages e na região serrana. Oito anos depois e com mais de 155 mil atendimentos efetivadosas atividades do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) foram reverenciadas pelo Poder Legislativo Lageano em solenidade proposta pelo vereador Gerson Omar dos Santos (PSD) e realizada na tarde de 20 de junho.

Sediada na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o CER II faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, compondo uma articulação de fluxos com a atenção básica, a atenção especializada em reabilitação física e intelectual e a atenção hospitalar de urgência e emergência. Além disso, possibilita o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão da Uniplac, sendo campo de estágio e do desenvolvimento de trabalhos de especialização e mestrado.

A equipe do CER II é formada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que trabalham de modo interdisciplinar e de maneira gratuita à população. São fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, médicos e enfermeiras que atuam em ações de reabilitação executadas e desenvolvidas a partir das necessidades e especificidades de cada indivíduo, de acordo com o impacto que a deficiência tem sobre sua funcionalidade.

Um trabalho que busca a independência e a autonomia dos pacientes

O proponente da sessão solene destacou que muitos pacientes puderam voltar às atividades cotidianas e laborais, retomando suas vidas sociais graças ao CER II. “Este trabalho é orientado na certeza de que reabilitar não significa curar a deficiência, mas implica em um atendimento integral que visa a busca da independência e autonomia física, emocional e social dos pacientes atendidos”, explanou Gerson. “Como pessoas públicas é nosso dever reconhecer esse trabalho, que é SUS, mas não funcionaria se não tivesse pessoas tão qualificadas, comprometidas e com esse brilho nos olhos”, completou.

Ao parafrasear o filósofo Mario Sergio Cortella, Gerson Omar ressaltou a direção da coordenadora Elusa Camargo de Oliveira Machado, atribuindo-lhe o caráter de líder acima de chefe de equipe. “Você é capaz de inspirar as pessoas somente pelo teu olhar, presença e exemplo. A Uniplac tem a 25 anos e o CER tem a oito anos uma grande líder. Parabéns Elusa e que você siga por muitos anos com esta brilhante missão de tocar e transformar vidas”, elogiou o vereador.

“Esse reconhecimento nos alegra e nos orgulha muito. Nossa equipe multi e interdisciplinar é maravilhosa, com um trabalho de excelência de todos, que vestem a camisa, dedicados e comprometidos. Nós lutamos por uma causa e somos uma equipe animada, envolvida e que ama o que faz, essa é a nossa diferença”, explicou Elusa Camargo, que agradeceu as muitas mãos que contribuíram para a história do Centro Especializado em Reabilitação.

A coordenadora também comemorou a promoção pelo qual o CER vai passar. “Seremos CER III. Vamos atender a deficiência física, intelectual e auditiva. Pacientes que não vão precisar ir a Florianópolis para regular seus aparelhos auditivos, para trocar a pilha desse aparelho ou fazer uma audiometria. Nos orgulha muito poder prestar este serviço, quem sabe, ainda neste ano”, projeta Elusa, que celebrou também o cadastramento junto ao Ministério da Saúde para o acréscimo em 20% nas avaliações diagnósticas para crianças com o Transtorno do Espectro Autista.

Antes de finalizar, Elusa fez um alerta: “Os discursos sobre Saúde e Educação não podem estar só nos processos eleitorais. Precisam estar na fala de todos nós, especialmente em relação à deficiência. Já avançamos, mas muito precisa ser feito para garantir autonomia às pessoas com deficiência para que elas possam estar onde quiserem”.

Autoridades presentes rasgam elogios ao CER II

Representando os familiares das crianças atendidas pelo centro, Karlos Munhoz de Paula iniciou sua fala agradecendo ao vereador Gerson e à Câmara pela proposição da homenagem. Pai de Álvaro (três anos), uma criança com Síndrome de Down atendida desde os dois meses de vida pelo CER, Karlos afirmou que “não existe na região uma equipe, uma instituição, um grupo de pessoas tão preparado, dedicado e focado de forma multidisciplinar no desenvolvimento, na melhora e na atenção às pessoas. (...) Cada um dos pais atendidos no CER é acolhido, respeitado e acaba criando essa família junto com a instituição”, assegurou.

Presidente do Conselho Superior da Associação Empresarial de Lages (Acil), Carlos Eduardo de Liz citou o exemplo de sua filha Beatriz, também excepcional, que passou por 37 cirurgias, mas segundo ele um dos locais que melhor a atendeu foi o CER II. “Este trabalho exemplifica a representação comunitária que a Uniplac faz e que muito nos orgulha como cidadão lageano”, disse.

“O CER II é um dos nossos serviços de maior impacto frente à sociedade. Diariamente recebemos pacientes dos 18 municípios que compõem a Amures em busca de reabilitação e qualidade de vida – o que a nossa equipe faz com maestria. Quando nossos amigos e pacientes entram no CER percebemos a criação de laços e sorrisos assim que chegam às sessões. É mágico o que acontece naquele espaço. As conquistas são visíveis, as vitórias diárias e devem ser comemoradas por todos”, enalteceu o reitor da Uniplac, Kaio Amarante, que finalizou: “Vida longa e próspera ao CER II”.

Coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Santa Catarina, Jaqueline Reginatto lembrou que até 2011 existia apenas um centro especializado em reabilitação no estado, mas o lançamento do plano federal “Viver Sem Limite” mudou esse cenário. A partir daí foram buscadas parcerias com as universidades e o projeto foi abraçado por Elusa na Uniplac. “Todos os CER que funcionam nas universidades oferecem um serviço de excelência, mas aqui a gente vê um trabalho feito com amor e dedicação por uma equipe comprometida, que mudou a vida das pessoas nestes oito anos”, apontou.

“O time Elusa faz toda a diferença e realmente segue a líder. Eu faço visita familiar, gosto de estar nas casas das pessoas e percebo o amor que as pessoas atendidas têm por vocês. São realmente importantes para a população”, atestou a secretária municipal de Saúde, Odila Waldrich.

Instituições parceiras também são reverenciadas

A solenidade também teve um espaço onde o CER II prestou homenagens aos primeiros pacientes adulto e infantil atendidos pelo CER II, Euzebio da Silva Junior e Luig dos Santos Silva, e às seguintes instituições: Associação dos Pais e Amigos dos Autistas da Serra Catarinense (AMA); Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação dos Pais e Amigos dos Surdos (Apas); 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); Hospital Nossa Senhora dos Prazeres; Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência no Estado de Santa Catarina; Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Lages; Secretaria Municipal de Saúde; e Coordenação da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

Assista a sessão completa em nosso canal no YouTube.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)


mais sobre:

Deixe uma resposta