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Audiência Pública em Brasília recoloca Lages e o Sul do Brasil no mapa da infraestrutura ferroviária nacional

02/07/2025 15:59

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Na manhã desta segunda-feira, 1º de julho, uma audiência pública histórica foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir a suspensão da operação da Linha Férrea Tronco Sul — ferrovia estratégica que liga os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, afetando diretamente a cidade de Lages e diversas regiões do Sul do país.

A iniciativa foi resultado de um pedido feito pelo vereador de Lages, Jonata Mendes, à deputada federal Daniela Reinehr, que prontamente atendeu à solicitação e protocolou o requerimento da audiência na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados.

Participaram da audiência representantes da Rumo Logística (concessionária da ferrovia), do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de parlamentares, prefeitos, vereadores, empresários e lideranças políticas da região.

Durante a audiência, foram levantadas questões cruciais, como:
• a falta de documentação para acionamento de seguros de trechos danificados;
• a quebra contratual com empresas usuárias da ferrovia, que não foram comunicadas previamente sobre a suspensão;
• a ausência de um plano claro de investimentos e de reativação da linha férrea no Sul do Brasil.

“O futuro do Sul do Brasil passa pelos trilhos — e hoje, em Brasília, começamos a recolocar essa ferrovia nos eixos. Se não fosse por essa audiência pública, estaríamos não apenas esquecidos e empurrados para fora do mapa logístico do Governo Federal, mas o próprio Rio Grande do Sul estaria excluído da infraestrutura ferroviária nacional, e Santa Catarina correria o mesmo risco”, afirmou o vereador Jonata Mendes durante sua fala.

Além de cobrar respostas, Jonata Mendes defendeu que o estado de Santa Catarina tenha, o quanto antes, um Marco da Ferrovia — um instrumento legal e estratégico para garantir segurança jurídica, que SC tenha a concessão caso a atual concessionária não queira operar, tendo liberdade para atrair investimentos e estruturar políticas públicas de transporte ferroviário no estado.

A audiência pública representou um marco de mobilização política em defesa do desenvolvimento regional e da retomada da malha ferroviária como alternativa viável e estratégica para a logística de cargas no Sul do país.

Segundo Jonata Mendes, o momento exige união de forças e vigilância permanente:

“Lages não vai aceitar ser deixada para trás. A luta pela ferrovia é uma luta pela nossa economia, pelo nosso futuro e pela soberania logística do Sul do Brasil.”


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