Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Diálogos de Saudades propõe espaço gratuito e acolhedor para falar sobre luto em Lages

05/02/2026 10:21

' ' : ' '

O luto faz parte da experiência humana e vai muito além da morte. Ele se manifesta em separações, mudanças forçadas, encerramento de ciclos e em todas as perdas que confrontam as pessoas com o sentimento do “nunca mais”. Apesar de atravessar a vida de todos, o tema ainda é pouco debatido e, muitas vezes, tratado com frases simplistas que não dão conta da complexidade da dor.
Com o objetivo de romper esse silêncio e oferecer acolhimento, nasce o projeto Diálogos de Saudades, um espaço gratuito, respeitoso e seguro para conversar sobre o luto em suas diferentes formas. A iniciativa teve início no segundo semestre de 2025, com encontros mensais, voltada a pessoas que estão vivendo perdas e buscam compreender como seguir vivendo com elas.
O projeto é idealizado e conduzido por Bruna Fagundes Mertins, celebrante de legados há mais de quatro anos, profissional que atua contando histórias de vida em velórios, e por Sabrina Mendes, professora, psicóloga clínica e integrante do Laboratório de Psicologia Experimental e Análise do Comportamento da Unifacvest.
Cada encontro segue uma dinâmica estruturada, mas acolhedora: começa com a explicação do que é o luto, passa por uma breve apresentação dos participantes — que podem ou não compartilhar suas histórias — e segue com o manejo das situações trazidas pelo grupo. Embora os participantes e suas vivências sejam diferentes a cada edição, o encontro não tem caráter terapêutico contínuo. Trata-se de um ponto de partida, um primeiro contato para quem ainda não sabe como lidar com o luto ou tem dúvidas sobre esse processo.
Bruna explica que sua trajetória pessoal e profissional sempre esteve ligada ao universo do luto. Criada em uma família de funerários, enfrentou dificuldades para lidar com a morte da melhor amiga Mariana, ainda jovem, experiência que influenciou sua decisão de criar as Celebrações de Legados, trabalho desenvolvido a partir de formações em acolhimento, liderança e comunicação. Atualmente, Bruna também é sócia da Funerária São Pedro, com matriz em Lages e filial em Correia Pinto, e acredita que empresas podem e devem gerar impacto positivo na vida das pessoas, independentemente de serem clientes.
Já Sabrina Mendes destaca que, ao longo de sua formação em Psicologia, sempre sentiu falta de espaços estruturados para falar sobre o luto. Segundo ela, a ausência de uma preparação específica para lidar com perdas — sejam elas pela morte, rupturas da vida ou perdas simbólicas — é uma lacuna percebida tanto na formação acadêmica quanto na prática clínica. Essa inquietação a motivou a se aprofundar no tema e a atuar para que o luto seja visto, legitimado e acompanhado com presença, cuidado e humanidade. No ano anterior, Bruna e Sabrina já haviam desenvolvido juntas um grupo terapêutico de cinco encontros voltado a lutos mais profundos. A experiência reforçou a necessidade de continuidade e deu origem ao Diálogos de Saudades, que agora se estabelece como um projeto permanente. Em 2026, os encontros acontecerão uma vez por mês, com parceria da Personali Saúde Mental, localizada no centro de Lages. As pessoas interessadas podem realizar a pré-inscrição diretamente pelo WhatsApp (51) 98331-2737. O projeto também pode ser acompanhado pelas redes sociais: @brunamhistorias, @sabrimendespsi, @personali.online e @saopedrofuneraria. Vale um lembrete: os formulários de inscrição são para fins de controle, e não serão divulgados de forma alguma. Nenhum dos participantes precisará aparecer em fotos, caso não queira. Nossa busca é um espaço seguro, e levaremos em conta as necessidades individuais de cada participante.
Vale um lembrete: os formulários de inscrição são para fins de controle, e não serão divulgados de forma alguma. Nenhum dos participantes precisará aparecer em fotos, caso não queira. Nossa busca é um espaço seguro, e levaremos em conta as necessidades individuais de cada participante.

mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade