O papel do aluno na volta às aulas

' ' : ' '
Após um período em férias escolares é hora de recomeçar e iniciar um novo ciclo de estudos, seja aluno do ensino fundamental, ensino médio, EJA, cursos Técnicos, Profissionalizantes ou Ensino Superior. Independentemente do nível de ensino que está inserido ou se estuda na modalidade presencial ou EAD, a dedicação e o comprometimento com os estudos são indispensáveis . Pois a nossa determinação contribui com a qualidade de vida que desejamos alcançar ao longo de nossa carreira profissional. E o crescimento pessoal que adquirimos nos torna seres humanos melhores, não pelo título acadêmico que recebemos na formatura, mas pelo conhecimento que aplicamos ao contribuirmos para uma sociedade equitativa. Onde através dos valores que recebemos de nossos pais como ética, honestidade, respeito, empatia, educação, humildade se façam presentes diariamente. O papel do aluno na escola precisa ser refletido em suas ações nas relações interpessoais. Construindo relações com empatia entre colegas, professores, toda a comunidade escolar, prevalecendo o respeito no convívio em sala de aula, no intervalo e em todos os momentos escolares. O ambiente escolar é o lugar de aprender, de estudar em que o desrespeito não pode ter espaço.
Ambiente em que o aluno passa a ser o protagonista de seu aprendizado, pois ao dedicar-se de maneira integral está desenvolvendo habilidades e competências que irão contribuir com a sua formação humana. E por que estudar? Porque é por meio do conhecimento que há a melhoria na sua qualidade de vida e de sua família, pois amplia as possibilidades de emprego e renda, reduz as desigualdades sociais, contribui com o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e sustentável do país. Formando cidadãos presentes na sociedade em todas as áreas do conhecimento, seja nas Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Cidadãos que fazem a diferença em seu dia a dia, em sua atuação profissional e em sua vida pessoal. Portanto, o investimento de tempo e recursos em conhecimento sempre terá retorno. Este que poderá ser o retorno financeiro, mas principalmente ao nos desenvolvermos constantemente e humanamente.
Ingrid Cristiane Inácio de Liz, Mestre em Práticas Transculturais, graduada em Administração. Tem experiência em Administração, Finanças e Educação. Atua como professora no ensino superior na Unifacvest. Integra o ABRV.edu como parte da equipe do Núcleo Empresas e Gerente do Núcleo EJA e de Cursos Técnicos.
